Gaudium news > Teresina festeja a abertura do Simpósio Teológico Mariano

Teresina festeja a abertura do Simpósio Teológico Mariano

Teresina – Piauí (Sexta-feira, 19-05-2017, Gaudium Press) A Igreja particular de Teresina celebrou a abertura do Simpósio Teológico Mariano, considerado um gesto concreto de reconhecimento à mãe de Deus e da Igreja em alusão aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e ao centenário das aparições de Fátima em Portugal.

Teresina festeja a abertura do Simpósio Teológico Mariano.jpg

A fim de promover uma vivência mais intensa do Ano Mariano, o evento terá uma extensa programação até sábado, 20 de maio.

A abertura do encontro iniciou com uma celebração eucarística na Igreja de Fátima, presidida por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, e concelebrada por Dom Jacinto Brito, padres e diáconos diversos da Arquidiocese.

Em sua homilia, Dom Murilo lembrou a memória de Dom Avelar Brandão Vilela, que exerceu o episcopado nas Igrejas particulares de Teresina e Salvador. “Dom Avelar me fez vir aqui e selar esse elo sob o olhar da Mãe. Que essa contribuição seja interpretada como um gesto de bondade. Me sinto pequeno ao falar de alguém tão importante e espero que se for para tocar os corações, que seja Espírito Santo”, ressaltou.

Encerrada a cerimônia, os participantes dirigiram-se até o Salão Paroquial da Igreja de Fátima. Lá, Dom Jacinto saudou os presentes e anunciou a consagração à Nossa Senhora. E em meio aos cânticos e orações, houve a entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Mais tarde, Dom Murilo Krieger abriu o ciclo de conferências, compartilhando conhecimentos e temáticas abordadas em livros de sua autoria.

O Arcebispo de Salvador, aliás, classificou o Simpósio como uma possibilidade de homenagear Nossa Senhora. “E isso, claro, me motivou a estar aqui já que a Igreja quer descobrir o lugar de Maria na vida de Cristo e da Igreja. Essa é uma humilde colaboração”.

Francisco Alves, um dos organizadores do Simpósio Teológico Mariano em Teresina, também fez comentários acerca do encontro arquidiocesano:

“Olhando bem a nossa realidade, nunca se ouviu falar em um momento como esse que caracterizo como um ato concreto da nossa Igreja. Esse é um momento ímpar que marca o coração dos fiéis e faz crescer esse amor por nossa Mãe que já é imenso. Esse Simpósio só começou, mas posso dizer que é motivo de orgulho para nossa Igreja particular. As pessoas vão sair daqui com a certeza da importância dessa mulher na vida de cada um de nós”, disse. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas