Gaudium news > Pastoral Vocacional na Espanha se reúne para falar sobre a beleza da vocação

Pastoral Vocacional na Espanha se reúne para falar sobre a beleza da vocação

Madri – Espanha (Sexta-feira, 19-05-2017, Gaudium Press) “Chamamos à beleza: uma pedagogia vocacional”, é o tema do 39º Encontro de Delegados Diocesanos de Pastoral Vocacional que ocorre até o sábado, 20 de maio em Madri. Organizado pela Comissão de Seminários e Universidades da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), o encontro busca propor a pedagogia vocacional da beleza como um caminho para o discernimento e eleição da vocação nas novas gerações.

Pastoral Vocacional na Espanha se reúne para falar sobre a beleza da vocação.jpg

São três os objetivos que se buscam, segundo descreve a Comissão Episcopal de Seminários em informação sobre o evento: “Descobrir que a pedagogia vocacional e a beleza quer fazer crescer a sensibilidade vocacional concebendo a vida como resposta a um chamado”, “ter presente que a animação vocacional é um itinerário de beleza, de sua busca, de educação para receber os sinais de sintonia estética com Deus”, e “tomar consciência de que a escolha vocacional é, em última estância, a decisão de agregar na própria vida a Beleza Suprema, reproduzindo de algum modo algum de seus fragmentos”.

O encontro começou às 16h30 da quinta-feira com a saudação de Dom Joan Enric Vives Sicilia, Bispo de Urgell e Presidente da Comissão Episcopal de Seminários e Universidades; acompanhando-o Dom Eusebio Ignacio Hernández Sola, OAR, Bispo de Tarazona e Porta-voz da Comissão para a Pastoral Vocacional.

A tarde esteve marcada com a apresentação das conferências “Sentido e gramática da beleza” e “Beleza da vocação cristã”, que guiou o Padre Amadeo Cencini, Sacerdote Canosiano, consultor da Congregação para os Instituto de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSA) e autor do livro “Chamados à beleza”, editado pelas Paulinas, onde apresenta itinerários de reflexão para ajudar aos jovens e educadores a aprofundar na identidade e na dimensão vocacional do jovem.

Os trabalhos continuaram na manhã desta sexta-feira, 19, com as palestras: “Pedagogia da beleza: a evangelização dos sentidos” e “Pedagogia da animação vocacional à beleza: evangelizar a sensibilidade”, ministradas também pelo Padre Cencini.

Na parte da tarde foram apresentados os comunicados do Congresso Internacional de Pastoral Vocacional “Miserando arque eligendo”, celebrado em Roma em outubro de 2016; do congresso “Acompanhar aos jovens a respoder livremente ao chamado de Cristo”, realizado em Barcelona em março passado; e a Conferência “Formação e prevenção”, que ocorreu em Florença mês de abril.

O segundo dia do encontro se encerrará com um filme vocacional a cargo do Diretor do Secretariado da Comissão de Meios de Comunicação Social da Conferência Episcopal Espanhola, Dom José Gabriel Vera Beorlegui.

Durante o último dia do encontro, os delegados diocesanos de Pastoral Vocacional, participarão de uma mesa redonda sobre experiências da pastoral em diversas Dioceses, abordando iniciativas como a exposição itinerante “Vocatio” realizada em Zamora, a campanha vocacional “Quo vadis” de Burgos; e as 24 horas de oração pelas vocações levada a cabo em Pamplona.

O encerramento do encontro ocorrerá por conta de Dom Hernández Sola. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas