Gaudium news > Papa Francisco envia uma mensagem para congresso mundial que ocorre no Rio

Papa Francisco envia uma mensagem para congresso mundial que ocorre no Rio

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 17-07-2017, Gaudium Press) A Cidade Maravilhosa recebe a segunda edição do Congresso Internacional Laudato Si e Grandes Cidades, evento que foi aberto no auditório do Edifício João Paulo II, no bairro da Glória.

Papa Francisco envia mensagem para congresso mundial que ocorre no Rio.jpg

Na mesa de abertura, estiveram presentes o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Lluís Martínez Sistach, Arcebispo Emérito de Barcelona (Espanha) e presidente da Fundação Antoni Gaudi para as grandes cidades, e Vicente Andreu Grillo, representante do Ministério do Meio Ambiente e diretor-presidente da Agência Nacional de Águas.

Organizado pela Fundação Antoni Gaudi para as Grandes Cidades, localizada em Barcelona, o congresso tem o intuito de contribuir para a humanização dos grandes centros urbanos.

Em mensagem destinada ao Cardeal Sistach, o Papa Francisco destacou que na carta encíclica “Laudato si” é feita referência “a várias necessidades físicas que o homem de hoje tem nas grandes cidades e que necessitam ser afrontadas com respeito, responsabilidade e relação. São três ‘R’ que ajudam atuar de forma conjunta diante dos imperativos mais essenciais de nossa convivência”.

“O respeito é a atitude fundamental que o homem há de ter com a criação. Essa a recebemos como um dom precioso e devemos esforçar-nos para que as gerações futuras possam seguir admirando-a e desfrutando-a. Este cuidado devemos ensiná-lo e transmiti-lo. São Francisco de Assis afirmava em seu Cântico às criaturas: “Louvado sejas, meu senhor, pela irmã água, a qual é muito útil, humilde, preciosa e casta”. Nestes adjetivos se expressa a beleza e importância deste elemento, que é indispensável para a vida. Como outros elementos criados, a água potável e limpa é expressão do amor atento e providente de Deus por cada uma de suas criaturas, sendo um direito fundamental, que toda sociedade deve garantir (cf. Laudato si, 30). Quando não se lhe presta a atenção que merece, se transforma em fonte de enfermidades e sua escassez põe em perigo a vida de milhões de pessoas. É um dever de todos criar na sociedade uma consciência de respeito por nosso entorno, isto beneficia a nós e as gerações futuras”, escreve o Pontífice.

Ao final da mensagem, o Santo Padre pediu a intercessão da Virgem Santíssima “por essas jornadas de estudo e de reflexão”, a fim de “que seu conselho e guia oriente suas decisões em favor de uma ecologia integral que proteja nossa casa comum e construa uma civilização cada vez mais humana e solidária”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas