Gaudium news > Sobre a vida da Igreja: Episcopado alemão publica "Fatos e cifras 2016/17"

Sobre a vida da Igreja: Episcopado alemão publica "Fatos e cifras 2016/17"

Berlin – Alemanha (Sexta-feira, 11-08-2017, Gaudium Press) A publicou esta quinta-feira (10/08) Um Relatório Oficial completo sobre “Fatos e Cifras 2016/17” sobre a Igreja Católica na Alemanha foi divulgado na quinta-feira, em Berlin, pela Conferência Episcopal Alemã (DBK).

 Sobre a vida da Igreja Episcopado alemão publica Fatos e cifras 201617.jpg
Cardeal Reinhard Marx
Foto: reprodução

No dossier denominado “A Igreja Católica na Alemanha – Fatos e cifras 2016/17”, além dos dados estatísticos eclesiásticos, pastorais e financeiros que já haviam sido apresentados em 21 de julho último, estão publicadas reflexões e análises detalhadas, ilustrados com diagramas e percentuais atualizados, relativos à vida concreta da Igreja Católica na Alemanha. O Relatório de 61 páginas fornece ampla informação sobre a diversidade da vida da Igreja Católica alemã.

Testemunhos e Mensagens

O cardeal Reinhard Marx, Presidente da DBK, explicou que “Os temas principais são enriquecidos com testemunhos e mensagens de cristãos que servem na Igreja e na sociedade”.

Já no Prefácio, o Cardeal Marx agradece aos voluntários e funcionários da Igreja Católica na Alemanha, “por todo o empenho”, “pelo anúncio do Evangelho”, “pelo serviço aos outros”. “Obrigado a todos vocês que ajudam a construir a Igreja de Jesus Cristo”, escreve o Cardeal.

O Cardeal Presidente da DBK diz que é importante viver a fé “em modo convincente. Nos ocuparemos resolutamente, partindo dos números e das realidades deste ano, para construir uma Igreja que seja relevante e que não permita esquecer das pessoas e de sua missão fundamental”.

Refugiados, ministrantes e acólitos

No relatório são aprofundadas questões sócio-políticas, com áreas temáticas como “A ajuda aos refugiados”. Porém, uma nova pesquisa foi inserida neste estudo. Trata-se do fenômeno referentes aos 360 mil jovens ministrantes e acólitos que realizam serviço voluntário litúrgico nas paróquias, e que representam um elemento de crescimento constante na igreja alemã. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas