Gaudium news > Em mensagem, Papa condena ataque terrorista à Barcelona

Em mensagem, Papa condena ataque terrorista à Barcelona

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 18-08-2017, Gaudium Press) O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, no início da noite desta quinta-feira, 17, enviou uma declaração em formato de telegrama ao Arcebispo de Barcelona, Dom Juan José Omella y Omella. No texto, manifesta a preocupação do Papa após o atentado terrorista na cidade catalã, que deixou 13 mortos e 80 feridos, dos quais 15 estão em estado grave, segundo fontes oficiais.

Em mensagem, Papa condena ataque terrorista à Barcelona.jpg

“O Santo Padre condena a violência cega que é uma ofensa gravíssima ao Criador e eleva sua oração ao Altíssimo para que nos ajude a seguir trabalhando com determinação pela paz e a concórdia no mundo”, diz o Pontífice no comunicado.

As declarações de Francisco condenam o atentado e exortam os fiéis a seguir os esforços em favor da paz.

O Santo Padre expressa também “seu mais profundo pesar pelas vítimas que perderam a vida em uma ação tão desumana e oferece sufrágios pelo descanso eterno”.

Ainda na mensagem assinada pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, o Papa diz que “nestes momentos de tristeza e de dor, quer fazer chegar também seu apoio e proximidade aos numerosos feridos, a suas famílias e a toda a sociedade catalã e espanhola”.

Com o desejo de que Deus “nos ajude a seguir trabalhando com determinação pela paz e a concórdia no mundo”, Francisco “invoca sobre todas as vítimas, seus familiares e o querido povo espanhol, a Bênção Apostólica”.

Na mesma noite, o porta-voz Greg Burke havia divulgado um comunicado afirmando que “o Santo Padre está ao lado do povo espanhol, especialmente dos feridos e das famílias das vítimas”.

Por sua vez, a Igreja espanhola também condenou firmemente os ataques promovidos pelo Estado Islâmico. Através de uma nota divulgada logo após o ataque que abalou Barcelona, os bispos espanhóis mostraram proximidade e oração pelas vítimas e suas famílias, além de apoio à sociedade e às forças policiais:

“Diante deste episódio trágico e abominável – consta na nota – a Conferência Episcopal Espanhola condena toda demonstração de terrorismo, prática intrinsecamente perversa, totalmente incompatível com a visão moral da vida. Não apenas lesa seriamente o direito à vida e à liberdade, mas é a mais dura demonstração de intolerância e totalitarismo”.

“Pedimos a todos os fiéis que elevem orações a Deus para que conceda o descanso eterno aos falecidos, restabeleça a saúde das outras vítimas, dê consolo às famílias e preencha de paz o coração das pessoas de boa vontade, a fim de que nunca mais se repitam atos tão deploráveis”, encerra o comunicado. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas