Gaudium news > Concerto em memória ao início da Segunda Guerra contará com a presença do Papa

Concerto em memória ao início da Segunda Guerra contará com a presença do Papa

Cidade do Vaticano (Sexta, 02-10-2009, Gaudium Press) Na proxima quinta-feira, 8, Roma sediará um concerto contra as guerras promovido por importantes dicastérios vaticanos. “Jovens contra a guerra: 1939-2009” é organizado em ocasião do 20º aniversário da queda do comunismo na Europa e dos 70 anos da invasão nazista na Polônia com a qual se começou a Segunda Guerra Mundial. O concerto irá contar com a presença do Papa Bento XVI.

Ontem pela manhã, na Sala João Paulo II, uma coletiva para a imprensa apresentou o evento. Durante a coletiva, o cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, observou que o movimento ecumênico desde a origem se iniciou após dolorosas experiências durante a Segunda Guerra Mundial, a exemplo da Liga das Nações e das Nações Unidas.

O Concerto, que é uma iniciativa do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, da Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo, da Embaixada alemã junto à Santa Sé e o KulturForum Europeu de Mainau (EKFM), serve a “promover e manter a paz” e recordar que “o diálogo é a única alternativa à guerra.”

No próximo dia 8 se apresentará a Inter-regional Jugendsinfonie Orchester (IRO), composta por jovens musicistas provenientes de mais de 15 nações. O Concerto será dirigido por dois diretores: o Prof. Wolfgang Gönnenwein e o Sr. Jochem Hochstenbach. Se apresentarão também dois artistas de fama mundial: Klaus Maria Brandauer, ator; e Michelle Breedt, meio-soprano.

O projeto encontrou um grande interesse por parte do Santo Padre, que recebeu o convite e confirmou a presença no concerto. Também por parte do International Jewish Committee for Interreligious Consultations, que aceitou patrociná-lo. Ademais, o evento coincide com o Sínodo dos Bispos pela África, que começará no próximo domingo. Os participantes da Assembleia sinodal também estarão presentes no evento.

O programa prevê alguns trechos de Gustav Mahler (4? movimento “Adagietto” da V Sinfonia, do ciclo mágico do menino e Lieder “Urlicht” e “Irdisches Leben”) e a IV Sinfonia “A Italiana” de Felix Mendelssohn, dois artistas alemães de origem judia, convertidos ao cristianismo, e proibidos na Alemanha durante o período nazista. Será uma noite para promover a reconciliação entre judeus e alemães com o objetivo da promoção da paz entre todas as nações.

Michelle Breedt – sul-africana, cantora solista meio-soprana. Completou seus estudos na Universidade de Stellenbosch na África do Sul. Teve sua estreia nos teatros de Ópera da Cidade do Cabo e Pretória. Depois continuou sua formação na Guidhall School de Londres. Em 1990 iniciou sua carreira e permanência na Alemanha. Desde 2004 é uma profissional autônoma, mas permaneceu sempre ligada à Ópera do Estado de Viena, na Áustria.

Klaus Maria Brandauer – ator austríaco. Fez dois anos de estudo na Universidade para a Música e Teatro em Stuttgart . Tornou-se logo um dos maiores atores teatrais da língua alemã. Começou sua carreira cinematográfica em nível internacional em 1982.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas