Gaudium news > Retiro para sacerdotes evidencia notável abundância de vocações na Indonésia

Retiro para sacerdotes evidencia notável abundância de vocações na Indonésia

Manado – Indonésia (Sexta-feira, 08-09-2017, Gaudium Press) A Diocese de Manado, Indonésia, registra uma abundância de presbíteros evidenciada pelo seu último retiro para sacerdotes, segundo informou a Agência Fides. Para poder albergar aos participantes, a Diocese teve que dividir aos ministros em grupos de 60, enquanto que durante o ano já se ordenou cinco sacerdotes diocesanos e dois religiosos dos Missionários do Sagrado Coração, que tem a seu cargo o Seminário.

Retiro para sacerdotes evidencia notável abundância de vocações na Indonésia.jpg

“Temos tido que buscar uma estrutura para retiros maiores e dividir os participantes em grupos”, anunciou com orgulho o Padre Albertus Sujoko, dos Missionários do Sagrado Coração. “Nos últimos vinte anos se produziu um crescimento exponencial no número de sacerdotes”. Segundo o religioso, o Bispo de Manadó, Dom Benedictus Estephanus Rolly Untu, conta agora com um número suficiente de pastores para servir de maneira adequada a todos os fiéis e trabalha para incrementar a colegialidade no clero local.

A boa notícia é que não somente os sacerdotes são abundantes, mas que continua incrementando-se o número de seminaristas. “No ano acadêmico 2016-2017 tivemos 81 seminaristas maiores. Este ano acadêmico 2017-2018, o número supera os 100 e no próximo, com a união que se realizará com colégio de Tateli, serão mais de 190”, celebrou o sacerdote. “Por isso estamos organizando-nos para ampliar a estrutura do Seminário maior de Pineleng”.

A Diocese conta já com 96 sacerdotes diocesanos e 44 sacerdotes religiosos para servir a uma povoação católica de mais de 106 mil pessoas, o que representa por volta de 750 fiéis por sacerdote. A Diocese de Manado foi a sede da Jornada da Juventude Indonésia de 2016, com uma participação de 2.500 jovens das 37 Dioceses do país, dando um impulso adicional à exitosa pastoral com os jovens. “Esta é uma obra de Deus: é Ele quem chama a tantos jovens para entrar no seminário, a serviço de seu Reino”, concluiu o Padre Sujoko. (EPC)

Com informações da Agência Fides

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas