Gaudium news > Começa hoje a II Assembleia Especial para a África

Começa hoje a II Assembleia Especial para a África

Cidade do Vaticano (Domingo, 04-10-2009, Gaudium Press) “A Igreja na África a serviço da reconciliação, da justiça e da paz”. Sob este tema, proposto para debater a presença, a estrutura e os desafios do catolicismo no continente, começa hoje no Vaticano a II Assembleia Especial para a África. Desejado ainda pelo Papa João Paulo II, o Sínodo foi confirmado e anunciado por Bento XVI.

Na última sexta-feira, na Sala de Imprensa da Santa Sé, foi feita aos jornalistas uma pequena apresentação de como será a Assembleia, que termina somente no dia 25 de outubro. O briefing contou com a presença de dom Nikola Eterovic, secretário geral do Sínodo.

Participarão do II Sínodo dos Bispos para a África 244 padres sinodais. A maioria é oriunda da África, mas há também vários estrangeiros, como dom Raymundo Damasceno de Assis, arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam), e dom Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena (Brasil). Estarão presentes ainda 29 especialistas e três enviados especiais: o Patriarca da Igreja Ortodoxa Tewahedo Etíope, Abuna Paulos; o chefe da Missão das Nações Unidas para Darfur, Rudolf Adada; e o diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Jacques Diouf.

Estão previstas 20 Congregações Gerais e nove sessões dos chamados Círculos Menores, divididos em três línguas oficiais: francês, inglês e português.

Desafios

Quinze anos após o primeiro Sínodo africano, muito mudou, incluindo um aumento significativo no número de católicos que passou de 102 milhões (1994) para cerca de 165 milhões de pessoas, em 2007.

O primeiro Sínodo africano abordou questões relacionadas com a missão evangelizadora, em vista do jubileu de 2000. Esta segunda reunião dos episcopados católicos da África, no entanto, que se aborda, além da questão evangelizadora, as problemáticas da presença de seitas, do etnocentrismo, do tribalismo e de questões sociopolíticas, como da corrupção, nepotismo e impunidade.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas