Gaudium news > Procissão número 225 do Círio de Nazaré reúne 2 milhões nas ruas de Belém

Procissão número 225 do Círio de Nazaré reúne 2 milhões nas ruas de Belém

Belém – Pará (Segunda-feira, 09-10-2017, Gaudium Press) Inspirada pelo tema “Maria Estrela da Evangelização”, a procissão número 225 do Círio de Nazaré reuniu cerca de 2 milhões nas ruas de Belém neste último domingo, 8 de outubro.

Procissão número 225 do Círio de Nazaré reúne 2 milhões nas ruas de Belém.png

Os devotos tomados pela fé e devoção mariana percorreram um trajeto de 3,6 quilômetros que recontou a história do achado da Imagem de Nossa Senhora que originou esta que é considerada uma das maiores manifestações religiosas do mundo.

A procissão partiu da Catedral da Sé com destino à Praça Santuário de Nazaré, iniciando logo após a missa campal em frente à Igreja, no bairro da Cidade Velha. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio Dias, além de outros prelados da região.

Durante a caminhada, o Padre Giovanni Incampo, pároco de Nazaré, foi convidado a liderar o Núcleo da Berlinda, local em que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita durante toda a procissão.

Padre Giovanni é o criador da Guarda de Nazaré, das Peregrinações nos lares e de diversas outras ações que atualmente são vistas como fundamentais durante a programação religiosa do Círio.

Após a chegada dos romeiros à Praça Santuário, ocorreu uma missa presidida pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, e concelebrada pelos sacerdotes Giovanni Incampo e Luiz Carlos Nunes Gonçalves, encerrando assim a 225º edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Mais procissões

A Romaria Fluvial, promovida há 30 anos por ocasião dos festejos do Círio, aconteceu no sábado, 7 de outubro, e contou com momentos de emoção, agradecimento e devoção por parte dos fiéis paraenses.

Este ano, a romaria foi iniciada por volta das 9h no trapiche de Icoaraci com destino às escadas do Cais do Porto, na Estação das Docas, em Belém.

Ao longo desta procissão, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada em uma redoma de vidro na Corveta da Marinha.

Durante a romaria, embarcações de todos os tamanhos estavam enfeitadas em diferentes cores a fim de acompanhar a Imagem da Virgem Santíssima. O percurso foi de aproximadamente 10 milhas náuticas (equivalente a 18,5 quilômetros).

Na chegada, a Imagem Peregrina foi recebida com honras de Chefe de Estado pela Polícia Militar.
A tradição ocorre desde 1999, em função da Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré, Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora dessa homenagem.

Também foi realizada no último sábado a Moto Romaria, que foi a quarta das 12 procissões oficiais do calendário da festividade.

A procissão teve início após a chegada da Romaria Fluvial. O percurso de 2,5 quilômetros se estendeu pela Avenida Presidente Vargas em direção ao Colégio Gentil Bittencourt.

Durante esse trajeto, centenas de homenagens e manifestações de devoção e fé foram realizadas em honra a Imagem da Mãe Santíssima.

Ao final da procissão, que foi encerrada no Colégio, a Imagem de Nossa Senhora foi conduzida em um andor.

A Moto Romaria começou em 1990 através de uma iniciativa da Associação Paraense de Motociclismo, que desejava prestar sua própria homenagem a Santa. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do portal do Círio de Nazaré

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas