Gaudium news > Diocese gaúcha se solidariza com vítimas das chuvas na região

Diocese gaúcha se solidariza com vítimas das chuvas na região

Santa Cruz do Sul (Segunda, 05-10-2209, Gaudium Press) O bispo de Santa Cruz do Sul (RS), dom Sinésio Bohn, convocou toda a diocese, no último dia 1º, para um grande gesto solidário às vítimas das últimas chuvas na região. De acordo com o bispo, as chuvas de granizo já destruíram lavouras e mais de 2 mil casas na região.

“Visitei várias áreas afetadas e constatei que houve uma grande ação de calamidade. Vários tufões atingiram a região central do Rio Grande do Sul. O granizo destruiu as plantações de fumo, vários galpões e centenas de residências tiveram seu telhado destruído. Agora as enchentes voltam e invadem muitas residências”, explica na carta o prelado.

Segundo a nota da diocese, a Defesa Civil, as prefeituras da região e a Rádio Santa Cruz fizeram uma campanha eficaz de alerta e socorro às vítimas. Um levantamento feito nos locais indica que faltam roupas, alimentos e remédios, além de outras necessidades como telhas, pregos e madeira para reconstrução das casas.

As metas a serem alcançadas pela campanha incluem cestas básicas por três semanas para 3 mil famílias, que totalizam o custo de 360 mil reais. Já os valores para remédios, roupas e cobertores somam 80 mil. A nota termina com a seguinte pergunta: “Com quanto você pode ajudar nesta campanha?”

Até a manhã desta segunda, 5, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná totalizavam 100 cidades em situação de emergência por causa das chuvas. Também são registradas mais de 158 mil pessoas afetadas pelos temporais na região.

No Rio Grande do Sul, os afetados pelas chuvas permanecem em 45.630 pessoas e as cidades com decreto de emergência totalizam 25. A Defesa Civil também aponta 200 pessoas desabrigadas e 300 desalojadas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas