Gaudium news > Banco da Providência celebra Jubileu de Ouro com missa celebrada por arcebispo do Rio

Banco da Providência celebra Jubileu de Ouro com missa celebrada por arcebispo do Rio

Rio de Janeiro (Segunda, 05-10-2009, Gaudium Press) O Banco da Providência, uma das maiores instituições de projetos sociais do Rio de Janeiro, está prestes a completar 50 anos de fundação na próxima quarta-feira, dia 07 de outubro. O cinquentenário da instituição, fundada em 1959 pelo então bispo auxiliar do Rio, dom Helder Câmara, será comemorado com missa presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.

A celebração acontecerá na comunidade de Emaús, em Cordovil, em um dos seis projetos sociais mantidos pelo Banco da Providência. No dia, será reinaugurada a Capela Nossa Senhora da Esperança, existente no interior da comunidade.

O Jubileu de Ouro do Banco da Providência será lembrado, também, com uma exposição de fotos, que revisitam a trajetória da instituição e de seu fundador, e com o lançamento de um livro comemorativo dos 50 anos, com textos da atual diretora da instituição, Marina Araújo, no cargo desde 1970.

Na ocasião, será exibida, ainda, uma mostra dos trabalhos desenvolvidos por pessoas atendidas pelo Banco da Providência ao longo dos últimos 50 anos. Além do Projeto Emaús, um dos primeiros criados pela instituição, em 1963, com o objetivo de reduzir a população de rua do Rio de Janeiro, o Banco da Providência mantém outros cinco projetos: o Agência S.O.S., de Família, de Capacitação, de Empreendimentos Populares e de Empregos.

Ainda no dia 07 de outubro, será lançado o cartaz da 49ª edição da Feira da Providência, desenhado pelo cartunista Ziraldo. Este ano, a feira terá como tema “Um mundo melhor é possível” e acontecerá entre os dias 25 e 29 de novembro, no Riocentro. Todos os anos, a Feira da Providência é visitada por mais de 500 mil pessoas. “Ao longo destes 50 anos, as pessoas foram convencidas de que é possível tornar o mundo um pouco mais solidário. Este, aliás, era o grande ideal de Dom Helder Câmara”, afirma a atual diretora da instituição, Marina Araújo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas