Gaudium news > Jovens comemoram “A Noite dos Santos” em Basílica de Turim, Itália

Jovens comemoram “A Noite dos Santos” em Basílica de Turim, Itália

Itália – Turim (Quarta-feira, 01-11-2017, Gaudium Press) Uma especial jornada de oração em torno da figura daqueles homens e mulheres que deram testemunho de vida em seu seguimento a Jesus é o que celebraram os jovens da Diocese italiana de Turim. Tratou-se da “Noite dos Santos”, uma iniciativa que ocorre anualmente, no dia 31 de outubro, na véspera da Festa de Todos os Santos.

Jovens comemoram A Noite dos Santos em Basílica de Turim, Itália.jpg

O encontro de oração foi celebrado na Basílica de Superga, templo situado nas proximidades de Turim, sobre a colina de Superga, que se conhece por albergar vários túmulos dos reis e príncipes da Casa de Saboya. Tal lugar foi catalogado pelo Papa Pio XII como “o panorama mais belo da Europa”.

“A Noite dos Santos”, tomou como ponto de partida a Carta Pastoral do Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, que leva por título “Mestre, onde vives?”, inspirando-se no Evangelho de São João, sobre uma pregunta que os discípulos fazem a Jesus.

“A pergunta que se faz a Jesus é também uma pergunta que se dirige a cada um de nós, sobre onde vivemos nós mesmos. Para responder se invocará o testemunho dos Santos e de testemunhos indicados como modelo para os jovens, em caminho ao Sínodo, aprofundando sua vida com o Senhor Jesus”, indicava nota de imprensa emitida pela Diocese de Turim anunciando o evento. Precisamente a jornada também serviu de preparação para o Sínodo dos Bispos sobre os Jovens que ocorrerá no próximo ano.

A Vigília foi iniciada às 21h na Basílica, sendo presidida por Dom Cesare Nosiglia. Posteriormente, às 21:30, seguiu para o claustro do lugar, onde se fez um momento de silêncio e meditação pessoal. Às 22h se celebrou uma jornada de Adoração Eucarística, e às 22h30 os jovens tiveram a possibilidade de subir à cúpula da Basílica.

A Basílica de Superga é um templo situado nas proximidades de Turim cuja história está ligada à Casa de Saboya, já que foi edificada por Vittorio Amadeo II, que foi rei da Sardenha, Duque de Saboya e Príncipe de Piemonte, fruto de uma promessa feita à Nossa Senhora.

No dia 02 de setembro de 1706, Vittorio Amadeo, após observar Turim cercada por tropas francesas a partir da colina de Superga, diante de uma imagem de Nossa Senhora prometeu que se o exército piemontês ganhasse a batalha, construiria uma Igreja em sua honra.

Com efeito assim ocorreu, e Vittorio, depois de assumir a coroa da Sicília e da Sardenha, iniciou a edificação do templo, encarregando o projeto ao arquiteto Filippo Juvarra. A obra foi terminada no dia 1º de novembro de 1731.

Entre os túmulos que se conservam no templo está justamente o de Vittorio Amadeo II. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas