Gaudium news > Lideranças da Pastoral Carcerária gaúcha se reúnem em Porto Alegre

Lideranças da Pastoral Carcerária gaúcha se reúnem em Porto Alegre

Porto Alegre (Terça, 06-11-2009, Gaudium Press) A Pastoral Carcerária do Rio Grande do Sul, Regional Sul 3 – CNBB reúne, de 16 a 18 de outubro, seus agentes e coordenadores de todo o estado na Casa Belém do Horto, na capital Porto Alegre. O encontro tem por objetivo fortalecer a unidade em Cristo e continuar a missão da Igreja de ser presença no mundo do cárcere no Estado. O tema escolhido para orientar as atividades é “Jesus Cristo e a segurança pública”.

O coordenador regional da Pastoral Carcerária, Manoel Feio da Silva, destaca que serão tratadas questões importantes para a ação da pastoral na perspectiva da ressocialização dos apenados. O primeiro item será a contribuição da Igreja para a ampliação do trabalho prisional. “Está é uma ferramenta indispensável para a reinserção social”, analisa Feio.

Será definida ainda a participação da Pastoral Carcerária na Conferência Nacional de Segurança Pública e as repercussões para o trabalho da Igreja. Outra questão a ser debatida é a ampliação do uso indiscriminado das chamadas drogas de tarjas pretas ou vermelhas pelos apenados e seus familiares. O coordenador salienta que esse é um risco para a saúde e para a convivência com os presos. “Eles não precisam de medicamento, e sim de acolhida e orientação”, conclui ele.

A Pastoral Carcerária realiza um trabalho nos presídios do Estado por meio de padres, freiras e voluntários leigos, como Manoel, que há anos visita semanalmente as cadeias para levar conforto espiritual e apoio social aos detentos e suas famílias. Um advogado, também voluntário, é responsável pelo atendimento jurídico aos presos. Outro serviço prestado pela pastoral é a celebração da santa missa, realizada semanalmente no Presídio Central de Porto Alegre. O celebrante é o Pe. Paulo Dalla Rosa, vice-coordenador da Pastoral, que destaca que a cerimônia religiosa é assistida por mais de 100 detentos reunidos no pátio das galerias.

Com este encontro os dirigentes irão avaliar os avanços alcançados nos últimos tempos e farão as projeções de um trabalho mais integrado nas dioceses gaúchas. As atividades começam no dia 16 de outubro a partir das 18hs e terminam com a celebração da santa missa no dia 18 ao meio-dia. Informações pelos telefones (51) 3245 2747 ou 3245 2866.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas