Gaudium news > Cerca de 300 mil participam da 74ª Romaria da Medianeira em Santa Maria (RS)

Cerca de 300 mil participam da 74ª Romaria da Medianeira em Santa Maria (RS)

Santa Maria – Rio Grande do Sul (Segunda-feira, 13-11-2017, Gaudium Press) Milhares de devotos da Mãe Medianeira participaram neste último domingo, 12 de novembro, da 74ª edição da Romaria Estadual da Medianeira, promovida pela Arquidiocese de Santa Maria. Este ano, os festejos marianos foram inspirados na temática “Com Maria, sigamos Jesus”, e no lema “Ave, Ave, Ave Maria”.

Cerca de 300 mil participam da 74ª Romaria da Medianeira em Santa Maria (RS).jpg

A Romaria teve início com a procissão, que teve a saída dos fiéis da frente da Catedral Metropolitana com a Imagem de Nossa Senhora Medianeira.

Ao chegarem com a Imagem da Padroeira do Estado do Rio Grande do Sul no Altar Monumento, no Santuário da Medianeira, houve a celebração de uma missa campal presidia pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

Foram, ao todo, três quilômetros de caminhada até o Altar Monumento. Ao longo desse trajeto, os devotos pagaram promessas, enquanto que as crianças, vestidas de anjo, encantavam jovens, adultos, crianças e idosos de todas as idades, que manifestavam seu amor, fé e devoção a Santa.

Na ocasião, a Mãe Medianeira foi transladada até o Altar ao som do Hino da Medianeira, entoado por um coral formado por milhares de devotos vindos de todas as partes do Rio Grande do Sul, de outros estados e também de países vizinhos como o Uruguai, Argentina e Chile.

O Arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, e o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, abriram a celebração saudando a todos os romeiros e religiosos.

Em sua pregação, Dom Jaime disse que a população de Santa Maria tem Maria Santíssima como referência e, por isso, o município gaúcho leva este nome. “Foi a esperança que deu força para o povo dessa terra que com o olhar fixo de Maria fez com que o povo encontrasse força, graças e bênçãos para superar as dificuldades e a crise vivida no passado e nos dias de hoje também”, disse.

Ao final da cerimônia, os jovens integrantes do Departamento Tradicionalista Querência da Medianeira fizeram uma apresentação no Altar Monumento em homenagem a Mãe Medianeira.

O Reitor do Santuário Basílica da Medianeira e Vigário Geral da Arquidiocese de Santa Maria, Padre Rubem Natal Dottom, agradeceu a todos os romeiros pela presença na festividade em memória a Padroeira, bem como pela participação do Arcebispo Dom Spengler e a todos os sacerdotes arquidiocesanos neste que é considerado o maior evento religioso do Sul do Brasil.

Cerca de 300 mil participam da 74ª Romaria da Medianeira em Santa Maria (RS) (2).JPG

A procissão do último domingo reuniu mais de 300 mil pessoas. Os festejos seguiram durante todo o dia com missas no Santuário Basílica da Medianeira. Mais tarde, aconteceu a Benção da Saúde com a missa de encerramento oficial da 74ª Romaria Estadual da Medianeira.

Em preparação para a tradicional festa, houve a realização da Trezena Móvel da Medianeira, que aconteceu nos 13 dias que antecederam a Romaria, sempre a partir das 20h, percorrendo todas as paróquias de Santa Maria. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do Jornal Águas da Serra

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas