Gaudium news > Episcopado português inicia sua 193ª Assembleia Plenária

Episcopado português inicia sua 193ª Assembleia Plenária

Fátima – Portugal (Terça-feira, 14-11-2017, Gaudim Press) Tendo sido iniciada nesta segunda-feira, em Fátima, a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), deve ter seu prosseguimento até o dia 16 de novembro. O encerramento da Assembleia será em Lisboa e deve coincidir com a inauguração da nova sede do episcopado português, na Quinta do Bom Pastor.

14-11Casa nossa Senhora das Dores, Fátima.JPG

A CEP, entidade representativa da Igreja Católica em Portugal, é uma das conferências episcopais mais antigas na Igreja. Apesar de ter seus primeiros estatutos elaborados somente em 1967, ela atua regularmente desde os anos 30 do século passado. 

Durante os dias em que se desenrolar a Assembleia Plenária, os bispos católicos colocarão em debate o novo documento orientador para a formação dos sacerdotes, além de aprofundarem seus estudos sobre a exortação apostólica pós-sinodal sobre a família e ainda desenvolverem a preparação do Sínodo de 2018, que, como se sabe, será dedicado aos jovens.

A 193.ª Assembleia Plenária da CEP teve seu início marcado por um discurso do Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, na Casa de Nossa Senhora das Dores, pertencente ao Santuário de Fátima.

 Comunicado final e Nova sede do Episcopado Português

Coincidindo com o encerramento da 193.ª Assembleia Plenária da CEP, haverá, no dia 16 de novembro, a inauguração da nova sede do Episcopado Português.

Neste dia será realizada uma conferência de imprensa quando será apresentado às 15h00, na Casa do Bom Pastor, em Lisboa (Estrada da Buraca, 8-12), o comunicado final com o fruto dos trabalhos da Assembleia Plenária.
Ainda por ocasião do encerramento da Assembleia Episcopal, será inaugurada oficialmente e apresentada aos presentes a Quinta do Bom Pastor.

Casa do Bom Pastor

Na Casa do Bom Pastor funciona, desde agosto último, a Conferência Episcopal Portuguesa e os serviços nacionais da Igreja Católica em Portugal – Comissões Episcopais e secretariados dos vários setores da pastoral.

A Quinta do Bom Pastor é formada por dois edifícios: o palacete, onde funcionam os serviços da Conferência Episcopal; e as casas que serviam para cursos e retiros e que agora foram reformadas para poder abrigar as instalações da emissora do episcopado, a Rádio Renascença.

A Quinta vai acolher também outros serviços da CEP. Nela estará funcionado, por exemplo, o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, do qual faz parte a Agencia Ecclesia produtora de informações em plataformas diversas da mídia: internet, imprensa, rádio e televisão. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas