Gaudium news > Arquidiocese do Rio de Janeiro inicia programação especial em homenagem à Santa Edwiges

Arquidiocese do Rio de Janeiro inicia programação especial em homenagem à Santa Edwiges

Rio de Janeiro (Terça, 06-10-2009, Gaudium Press) A festa de Santa Edwiges é comemorada apenas no dia 16 de outubro, mas, a partir de amanhã, as três paróquias do Rio de Janeiro consagradas à Santa – em Sepetiba, em Brás de Pina e em São Cristóvão – já darão início a uma programação especial em homenagem à padroeira dos pobres e dos endividados.

A Paróquia de Santa Edwiges, em Sepetiba, realizará, do dia 7 ao dia 14, novena nas casas sob coordenação dos círculos bíblicos. O encerramento está previsto para o dia 15, com a Benção do Santíssimo, às 17h. No dia 16, haverá missa às 7h30, 9h e 11h. Às 18h, será realizada uma procissão e, às 19h, celebrada uma missa, seguida de queima de fogos.

A Paróquia de Santa Edwiges, em Brás de Pina, também organizará uma novena em louvor de sua padroeira, do dia 7 ao dia 15 de novembro. A cada dia da novena, os participantes deverão levar, como gesto concreto, um quilo de alimento não-perecível. No dia 16, serão celebradas missas às 6h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 16h, 17h 18h, 19h, 20h e 21h.

Uma novena do dia 7 ao dia 15 também marcará as homenagens à padroeira dos pobres e dos endividados na Paróquia de Santa Edwiges em São Cristóvão. No dia 16, serão celebradas missas de hora em hora, das 6h às 20h. O bispo animador do Vicariato Urbano, dom Edson de Castro Homem, celebrará a missa das 20h.

Edwiges

Nascida na Alemanha, em 1174, Santa Edwiges foi consagrada padroeira dos pobres e dos endividados por ajudar os presos a quitarem as suas dívidas. Com o próprio dinheiro, Santa Edwiges não só ajudava os detentos a pagar a quem deviam, como também se mobilizava para ajudá-los a arranjarem emprego.

Modelo de esposa, celibatária e viúva, ajudou, também, a construir hospitais, escolas e igrejas. É por esse motivo que algumas imagens representam-na com a réplica de uma igreja entre as mãos. Santa Edwiges morreu em 15 de outubro de 1243 e foi canonizada no dia 26 de março de 1267. Como o dia 15 de outubro é dedicado a Santa Teresa d’Ávila, a comemoração de Santa Edwiges passou para o dia 16.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas