Gaudium news > Cardeal arcebispo de Lima celebra “Missa pela Nação” na catedral da capital peruana

Cardeal arcebispo de Lima celebra “Missa pela Nação” na catedral da capital peruana

Lima (Terça, 06-10-2009, Gaudium Press) Com a presença do presidente peruano Alan García, o cardeal arcebispo de Lima, Juan Luis Cipriani Thorne, celebrou no último domingo, 4, na catedral de Lima, a tradicional “Missa pela Nação”. A missa contou com a presença da imagem do Senhor de los Milagros, venerado há séculos no país andino.

Assistiram à eucaristia, além do presidente, também o vicepresidente da República, Luis Giampietri, o ministro do Interior, Octavio Salazar, o ministro da Defesa, Rafael Rey, entre outras autoridades políticas de destaque da cena peruana.

Na homilia, o cardeal primaz do Peru pediu a Jesus Cristo pela unidade familiar e o fortalecimento do vínculo matrimonial, como requisitos para a construção da identidade peruana: “Peço ao Senhor de los Milagros unidade na família peruana, essencial para alcançar a paz, a justiça e para afirmar a identidade da nação no contexto latinoamericano. Imploramos sua benção para a nação peruana. Ajude-nos a entender que somos todos peruanos, que não existem peruanos de segunda categoria”, afirmou.

Não-nascido

A “Missa pela Nação” foi também uma oportunidade para que o cardeal Cipriani pedisse ao Senhor pela defesa de toda a vida humana, particularmente a dos ainda não-nascidos. “Proteja a vida dos mais frágeis e inocentes, daqueles que estão no ventre de suas mães, proteja desde o primeiro instante da concepção essa incipiente forma de vida. É uma situação que atravessa o mundo inteiro. Senhor de los Milagros, cuida do ventre destas mães, cuida do âmbito legal, confunde a quem assedia a vida humana para impedir que lhe possam fazer qualquer dano”.

Concelebraram como cardeal os três bispos auxiliares de Lima: dom Adriano Tomasi, dom Guillermo Abanto e dom Raúl Chau, bem como o diretor espiritual da Irmandade do Senhor de los Milagros, dom Pedro Hidalgo.

Senhor de los Milagros

Em meados do século XVII, negros no Peru provenientes de Angola formaram uma confraria, para a qual construíram uma pequena edificação. Um dos membros pintou então na parede a imagem de Jesus Cristo que mais tarde seria famosa no mundo inteiro.

Em 13 de novembro de 1655, um forte terremoto sacudiu Lima e Callao causando milhares de mortos e destruindo numerosos edifícios. Todas as paredes da confraria foram abaixo, com exceção do muro com a imagem de Jesus Cristo, que permaneceu de pé sem nenhum dano.

Quinze anos mais tarde, Antonio León, da paróquia de San Sebastián, encontrou a imagem na parede abandonada e deu início à sua veneração, obtendo a cura de um tumor que lhe causava fortes dores de cabeça. A notícia se espalhou rapidamente e logo inúmeras pessoas passaram a acudir à imagem de Cristo, que desde então se reconheceu com a alcunha de “milagroso”.

Em outubro de 1687, um maremoto arrasou parte de Lima, derrubando também a capela edificada em honra ao Cristo.

Entretanto, mais uma vez, somente ficou de pé a parede com a imagem. Diante disso, a população decidiu confeccionar uma cópia em óleo da imagem que, pela primeira vez, saiu em procissão pelas ruas da cidade.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas