Gaudium news > “Só Deus pode mudar o mundo”, afirma Cardeal filipino

“Só Deus pode mudar o mundo”, afirma Cardeal filipino

Filipinas – Zamboanga (Quinta-feira, 16-11-2017, Gaudium Press) “Ninguém pode fazer a diferença neste mundo a menos que Deus lhe dê a capacidade de fazê-lo”, foi a mensagem do Cardeal Orlando Quevedo, Arcebispo de Cotabato, Filipinas, aos milhares de jovens reunidos na Jornada Nacional da Juventude 2017 realizada no dia 09 de novembro na cidade de Zamboanga.

Só Deus pode mudar o mundo, afirma Cardeal filipino.jpg

“Temos que reconhecer a pobreza do coração, para que possamos reconhecer que é verdadeiramente Deus quem transforma”, explicou o purpurado aos jovens através de exemplos como o de Moisés no Antigo Testamento e da Santíssima Virgem no Novo. “No Evangelho, Deus chamou a uma donzela para fazer a diferença desde esse momento até o fim do mundo”, recordou o Arcebispo, que afirmou que esta sublime vocação foi o presente que Deus lhe tinha reservado.

Desta maneira, os jovens estão chamados a fazer a diferença em seus ambientes através da graça de Deus, transformando realidades como a da amizade para dar-lhes um caráter mais profundo. “A verdadeira amizade vem do coração, e essa amizade é de amor, amando-se uns aos outros como pessoas”, explicou o Cardeal Quevedo, que afirmou que esta amizade animada pela caridade provêm do reconhecimento do outro como criação de Deus.

Mais de 2.300 jovens participaram na Jornada Nacional da Juventude 2017, realizada na ilha de Mindanao, onde ainda se aplica a lei marcial por causa da tomada da cidade de Marawi por parte de grupos radicais islâmicos. Os participantes, desde os 13 anos de idade, refletiram sobre os desafios da juventude e sua vocação particular. O Arcebispo de Zamboanga e anfitrião do encontro, Dom Rómulo Tolentino de la Cruz, declarou a Rádio Vaticano que sua esperança é de que “o Dia da Juventude permita que jovens de diferentes lugares se reúnam para anunciar ao mundo quão bela, preciosa e vital é a juventude. Os jovens participam com o desejo de conhecer melhor a Deus e converter-se em peregrinos e apóstolos, para compartilhar com os demais a relação com ele”.

A próxima JNJ filipina ocorrerá em 2019 na cidade de Cebú. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas