Gaudium news > Arquidiocese de Florianópolis prepara série de ações para o Dia Nacional da Juventude

Arquidiocese de Florianópolis prepara série de ações para o Dia Nacional da Juventude

Porto Alegre (Terça, 06-10-2009, Gaudium Press) Há mais de 20 anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) motiva a realização e participação dos jovens católicos no Dia Nacional da Juventude (DNJ). Neste ano, seguindo o enfoque da Campanha da Fraternidade, o evento, que acontece no dia 25 de outubro, terá como tema “Contra o extermínio da juventude” e como lema “Juventude em marcha contra a violência”.

A equipe de organização do DNJ da arquidiocese de Florianópolis, assim como a de outras arqudioceses do país, também está preparando várias ações e atividades especiais. Segundo o secretário da Pastoral da Juventude da arquidiocese, Guilherme Pontes, o encontro tem como objetivo proporcionar momentos de oração, reflexão, partilha de experiências, debates, diversão, música, esporte, cultura e arte. O evento inicia com um momento de oração seguindo o Ofício Divino da Juventude, e continua durante todo o dia com a palavra de vários padres da arquidiocese de Florianópolis.

Pontes destaca como um dos momentos mais importantes do dia o debate com todos os jovens, divididos em pequenos grupos de trabalho, sobre a questão da violência, segurança e políticas publicas. “Todo esse debate será levado a uma comissão de sistematização que irá elaborar a Carta da Juventude Contra a Violência, uma ferramenta dos jovens encaminhada até as autoridades instituídas, como um libelo em defesa de uma sociedade baseada no princípio da paz e da não-violência”, analisa o secretário.

A música também terá grande destaca no DNJ. O encontro contará com a animação de três bandas católicas, a Conversão Contínua, a AUJ, e a Sopro de vida, e a participação especial do cantor Gazu da Banda Dazaranha. A partir do meio-dia, os jovens terão inúmeras atrações a sua disposição, conforme salienta Pontes. “Teremos torneios de futebol e vôlei, cama elástica, jogos de raciocínio, apresentações culturais e teatrais e uma novidade, sonhada no DNJ de 2008, mas realizada somente nessa edição que é o paredão de escalada”, antecipa ele.

Outra questão a ser mencionada é que nesse ano a organização está investindo na tecnologia digital. Serão várias ferramentas que deixarão o encontro mais próximo da juventude, como por exemplo a cobertura completa e ao vivo do evento através do twitter, e fotos e vídeos. São esperados mais de 2.000 jovens, segundo estimativa da equipe organizadora.

“Os jovens saem animados e na certeza de que estão no caminho certo, e aqueles que vão por acaso querem saber qual o grupo de jovens mais perto de sua casa para começar a participar. É um dia que fortalece o projeto de vida de muitos jovens e inicia um novo para outros”, conclui Pontes.

O DNJ de 2009 em Florianópolis acontece no dia 25 de outubro no Colégio Catarinense (Centro de Florianópolis), a partir das 8 horas da manhã e termina com a celebração da santa missa, celebrada pelo arcebispo dom Murilo Sebastião Krieger. Outras Informações pelo telefone (48) 3224 4799.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas