Gaudium news > Para dom Geraldo Lyrio Rocha, a catequese é essencial para a Igreja

Para dom Geraldo Lyrio Rocha, a catequese é essencial para a Igreja

São Paulo (Quarta, 07-10-2009, Gaudium Press) Durante a abertura da 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC), em Indaiatuba (SP), o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, disse que a catequese precisa estar em toda a ação evangelizadora da Igreja. “Sem o impulso da catequese em todas as instâncias da ação evangelizadora, não há como formar os discípulos missionários de que o mundo necessita”, disse o arcebispo.

O evento, iniciado hoje com a presença de 480 pessoas, será encerrado no domingo. A maior parte do público é composta por catequistas de todo o país que discutem o processo de formação dos católicos por meio do tema “Iniciação à vida cristã”.

A Igreja, para dom Geraldo, precisa implementar uma catequese de inspiração catecumental. “Temos consciência dos desafios e das dificuldades em implantar na catequese um novo modelo de iniciação, mas acreditamos que seja este o modo mais eficaz para responder aos desafios atuais”, disse.

Dom Geraldo recordou que os cristãos são desafiados a viver um modo de ser Igreja “que tenha a Palavra de Deus como fonte, a oração comum como alimento e a vida em plenitude como meta da missão”.

Em seguida, o presidente da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB e responsável pela Semana Brasileira de Catequese, dom Eugênio Rixen, relembrou a memória histórica da catequese no Brasil e destacou a catequese como missão da Igreja “que não pode viver sem catequese nem liturgia”. O prelado também afirmou que a catequese deve ser “com adulto, familiar e permanente”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas