Gaudium news > Jovens do Projeto Rede de Salvador lançam livro na próxima sexta

Jovens do Projeto Rede de Salvador lançam livro na próxima sexta

Salvador (Quarta, 07-10-2009, Gaudium Press) Será lançado na próxima sexta, 9, na Livraria Saraiva do Shopping Salvador, o livro Retalhos da Esperança diante da Exclusão, escrito por jovens do Projeto Rede, programa social desenvolvido pela congregação Irmãs Ancilas do Menino Jesus que reúne, ao todo, 9 comunidades entre bairros de Salvador, cidades do interior da Bahia e um município do estado de Alagoas.

O livro revela todo o trabalho desenvolvido pelo projeto e traz detalhes de como ele foi sendo construído pelos jovens das comunidades envolvidas. “É o espelho de nossa caminhada”, afirma a coordenadora do projeto e pedagoga Ivone Meireles de Souza, que assina a publicação.

Dividido em sete capítulos, Retalhos de Esperança diante da Exclusão foi organizado a partir de um roteiro elaborado pelos próprios jovens. Reúne depoimentos, o caminho traçado, a história do projeto, temáticas do universo da criança e do adolescente, família, comunidade e a metodologia. Tudo isso em forma de rap, cordel, paródia, relatos, testemunhos e poesias.

Durante cinco anos, tempo que foi sendo desenvolvido, os jovens aprofundaram esses temas e compartilharam suas reflexões com outras pessoas. O trabalho foi a campo e as propostas de ações foram construídas, respeitando a diversidade das comunidades envolvidas.

A Irmã Geralda Souza Ferreira, que pertence a congregação Irmãs Ancilas, acredita que o livro é um instrumento importante de trabalho para outros jovens e comunidades. “O livro aponta que é possível viver valores cristãos nesse mundo líquido, marcado pelo consumo”, assinala.

A estudante de 16 anos do bairro de Valéria (subdistrito de Salvador), Laila Gouveia, destaca a importância do projeto aos jovens: “O Rede é um porto seguro, um espaço para a gente se expressar, mostrar o que pensamos sobre a sociedade. No projeto, tivemos a oportunidade de amadurecer”, completa.

Irmã Geralda avalia ainda que o resultado final foi positivo porque o projeto soube valorizar as qualidades dos jovens envolvidos: “Nossos jovens revelam uma riqueza que é também de tantos outros anônimos da sociedade. Conseguimos alimentar neles a esperança e a crença de que são capazes de produzir algo de belo e bom”, observa.

Projeto Rede

Voltado para jovens pobres e sem oportunidades, o trabalho tem como base uma metodologia construtivista e aposta na troca de experiências e multiplicação dos saberes. A formação humana acompanha as reflexões de temas como a sexualidade, comunicação, racismo, violência, drogas, entre outros assuntos do universo infantil e infanto-juvenil.

Nos encontros em que os adolescentes de todas as comunidades se reúnem, todos podem relatar suas vivências e compartilhar suas dificuldades aprendendo, a partir daí, a lidar com as diversas situações da vida. Música, vídeo e dramatizações também integram o projeto.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas