Gaudium news > Comissão de Defesa da Vida do Rio critica decisão do Partido dos Trabalhadores (PT) de punir deputados federais

Comissão de Defesa da Vida do Rio critica decisão do Partido dos Trabalhadores (PT) de punir deputados federais

Rio de Janeiro (Quarta, 07-10-2009, Gaudium Press) O presidente da Comissão Arquidiocesana de Defesa da Vida da arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Antonio Augusto Dias Duarte, e o coordenador da Comissão Arquidiocesana de Defesa da Vida, Pe. Lincoln de Almeida Gonçalves, emitiram uma nota de consternação e preocupação contra a decisão do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) de punir os deputados federais Luiz Bassuma (BA) e Henrique Afonso (AC).

Por unanimidade, os dois parlamentares foram punidos por terem se posicionado contra a resolução do 3° Congresso Nacional do PT, no qual o partido assumiu como causa a descriminalização do aborto e a sua regulamentação em todos os casos no serviço público no país. O deputado Luiz Bassuma (BA), que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra o Aborto, teve os seus direitos partidários suspensos por 1 ano e Henrique Afonso, por 90 dias. Com a decisão, os dois ficam impedidos de votar e fazer discursos em nome do Partido dos Trabalhadores.

Na nota, os dirigentes da Comissão Arquidiocesana salientaram que “a Igreja, que afirma o valor da vida e o respeito da dignidade do homem desde a sua concepção até a morte natural, também defende a liberdade de expressão e a objeção de consciência, sobretudo naquelas matérias que são essenciais para o desenvolvimento humano e para a ordem e a justiça social”. Segundo a nota, “a imposição de tal resolução aos membros de um partido político, principalmente aos que confessam a Fé Católica, fere diretamente a Constituição Federal no seu artigo n° 5, VI: “é inviolável a liberdade de consciência””.

Os dirigentes da Comissão Arquidiocesana de Defesa da Vida afirmam, ainda, que “a punição a esses deputados e suas razões devem servir de alerta, pois contrariam o posicionamento da Igreja em favor da vida e de qualquer forma de abortamento, além do princípio democrático da liberdade de consciência”. Por fim, a Comissão solidariza-se com o trabalho a favor da dignidade humana e da vida realizado por esses deputados no Congresso Nacional.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas