Gaudium news > "A iniciação cristã não se faz apenas com conceitos, mas de ação concreta", afirmou Dom Odilo

"A iniciação cristã não se faz apenas com conceitos, mas de ação concreta", afirmou Dom Odilo

Indaiatuba (Quarta, 07-10-2009, Gaudium Press) O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a missa desta quarta, 7, na 3ª Semana Brasileira de Catequese, que acontece em Indaiatuba (SP). Segundo a CNBB, o arcebispo recordou a festa de Nossa Senhora do Rosário, celebrada hoje pela Igreja Católica, e disse que a iniciação cristã não se faz apenas de conceitos, mas de ação concreta e como caminho “pedagógico” para a “iniciação à vida cristã”.

Dom Odilo recordou as palavras do Papa João Paulo II a respeito desta devoção popular ao dizer que, além do Rosário ser a bíblia dos pobres que todos podem rezar, é também “o compêndio do evangelho, um verdadeiro itinerário para o crescimento na fé”.

A catequese, observou o cardeal, é um processo de formação da fé para formar cristãos adultos e participativos, corresponsáveis pela vida eclesial. “A vida cristã, mais que conceitos intelectuais, requer que se faça o caminho de experiência da fé”, observou.

O prelado destacou ainda os catequistas como “irmãos e discípulos que convidam outros irmãos a estarem com Jesus” e enfatizou que a catequese é um “processo e formação do discípulo, do missionário, do cristão adulto na fé e inserido na Igreja, não como dever, mas por alegria de ter recebido o dom do evangelho”.

Programação

O primeiro dia de atividades da 3ª Semana Brasileira de Catequese é dedicado à análise da realidade da catequese no país”. Já o biblista Pe. Luiz Alves de Lima, apresentará, à tarde, a conferência com o tema “A iniciação cristã ontem e hoje”. Em seguida, serão apresentadas experiências de iniciação nas comunidades junto a crismandos e a indígenas. As atividades se encerram à noite com a celebração da luz, às 20h.

A 3ª SBC reúne 480 catequistas, incluindo leigos, religiosos, padres, bispos e faz parte da programação do Ano Nacional Catequético, lançado pela Comissão Bíblico-Catequética da CNBB.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas