Gaudium news > Imigrantes se reúnem em Curitiba para 7ª Festa Latinoamericana

Imigrantes se reúnem em Curitiba para 7ª Festa Latinoamericana

Curitiba (Quarta, 07-10-2009, Gaudium Press) A Pastoral do Migrante da arquidiocese de Curitiba realiza no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora da Aparecida, a 7ª Festa Latinoamericana. O evento, que iniciou de um encontro para compartilhar valores culturais de cada país, está em sua sétima edição e tem como objetivo celebrar a fé e promover a comunhão e integração dos seus povos. Entre os países representados estão: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, México, Bolívia, Peru, Cuba, Equador e El Salvador.

De acordo com a assistente social da Pastoral do Migrante, Elizete S. de Oliveira, o encontro, além de congregar os migrantes que vivem em Curitiba, ajuda a dar visibilidade para a cultura latina e integrar todos os povos. “Queremos expressar a nossa integração, abrir nossos corações para os irmãos da América Latina, pois nós, brasileiros, também somos latinoamericanos”, destaca Oliveira.

A programação da festa tem início com a celebração de uma santa missa, às 10h, presidida pelo coordenador da Pastoral do Migrante, Pe. Gustot Lucien, e concelebrada por vários sacerdotes da arquidiocese. Em seguida, será realizada a Feira Gastronômica, com comidas típicas dos países participantes feitas pelos próprios imigrantes. Na parte da tarde, a partir das 14h, haverá uma apresentação cultural e folclórica com várias modalidades de músicas, danças e poesias. E o encerramento do encontro se dará com um baile, ao som de vários ritmos.

Segundo a estimativa de Elizete, a festa contará com a participação de 1.500 a 2.000 mil pessoas. “Aguardamos um bom público até em função da união de dois eventos em um, pois já está acontecendo a Semana Americana de Solidariedade com os povos, que é uma homenagem aos poetas da América, e esse evento culminará no dia 12 com a nossa festa”, salienta.

Para a assistente social, este encontro tem uma grande importância para a Igreja, pois a Pastoral do Migrante não trabalha só com a população católica, mas também com o aspecto da fraternidade e da solidariedade com público em geral. “Com esta festa, queremos dizer que a Igreja está ao lado dos imigrantes e, assim, abrimos espaço para que eles se sintam valorizados e acolhidos”, conclui ela.

A 7ª Festa Latinoamericana acontece no dia 12 de outubro, no Bosque São Cristóvão, em Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3272 0466.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas