Gaudium news > Nomeados Arcebispos para Cidade do México e Paris

Nomeados Arcebispos para Cidade do México e Paris

Dom Michel Aupetit.jpg

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 07-12-2017, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 07 de dezembro, o Papa Francisco nomeou Dom Michel Aupetit, como Arcebispo de Paris, França. O atual Bispo de Nanterre assumirá o cargo no dia 06 de janeiro, substituindo o Cardeal André Vingt-Trois, que ocupou esse cargo durante 12 anos.

Ordenado sacerdote em 1995, Dom Michel Aupetit foi vigário-geral da Diocese de Paris de 2006 a 2014. Desde 2014 é Bispo da Diocese de Nanterre.

Dom Michel Aupetit exercia a medicina antes de entrar para o sacerdócio. Esse fato foi recordado em sua consagração episcopal, quando disse: “Eu costumava ser médico para lutar pela vida. Hoje, estou a serviço da vida eterna”.

O Cardeal André Vingt-Trois foi nomeado Administrador Apostólico da Diocese de Paris até a tomada canônica de Dom Aupetit. Às 10h30 do dia 16 de dezembro, será celebrada na Catedral de Notre-Dame uma Missa de Ação de Graças pelos doze anos de episcopado do purpurado, ordenado sacerdote em 1969.

Arcebispo para Cidade do México

Ainda nesta quinta-feira, 07, o Santo Padre nomeou o Cardeal Carlos Aguiar Retes, como novo Arcebispo da Cidade do México, depois de aceitar a renúncia apresentada pelo Cardeal Norberto Rivera Carrera.

Cardeal Carlos Aguiar Retes.png

O novo Arcebispo da Cidade do México nasceu em Tepic no dia 09 de janeiro de 1950. Estudou no Seminário de Tepic, no Seminário de Montezuma e no Seminário de Tula. Foi ordenado sacerdote na Diocese de Tepic em 22 de abril de 1973.

Como sacerdote foi vigário paroquial, reitor do Seminário de Tepic e, ao mesmo tempo, Presidente da Organização de Seminários Mexicanos, além de membro do Conselho Diretivo de Seminários Latino-americanos.

Em 28 de maio de 1997 foi nomeado Bispo de Texcoco, sendo ordenado Bispo em 29 de junho do mesmo ano. Em 2009 foi transferido para a Arquidiocese de Tlalnepantla como Arcebispo Metropolitano.

Foi Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano entre 2006 e 2012, após ter sido seu Secretário Geral entre 2004 e 2006. Em 19 de novembro de 2016 foi criado Cardeal durante o Consistório. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas