Gaudium news > Arquidiocese de Belém do Pará se prepara para a realização da maior procissão católica do planeta

Arquidiocese de Belém do Pará se prepara para a realização da maior procissão católica do planeta

Rio de Janeiro (Quarta, 07-10-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Belém, no Pará, se prepara para a realização da maior procissão católica do mundo: a festa religiosa do Círio de Nazaré, que acontece no próximo domingo, dia 11 de outubro. Segundo o governo do Estado, a previsão é que a 217ª edição da festa reúna cerca de 2 milhões de fiéis.

Como acontece tradicionalmente sempre no segundo domingo do mês de outubro, o Círio de Nazaré parte da Catedral de Belém em direção à Praça Santuário de Nazaré. Lá, a imagem da santa fica exposta para veneração pública por cerca de 15 dias.

O percurso de 3,6 quilômetros já chegou a ser percorrido em até nove horas. Por medida de segurança, a procissão conta com forte aparato policial, que inclui carros, motos e lanchas das polícias Civil e Militar, sob coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Na véspera da grande festa, a arquidiocese de Belém promove uma romaria fluvial. Neste dia, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é transportada de barco, entre as cidades de Icoaraci e Belém, através da Baía do Guarujá. O percurso fluvial costuma ser feito em até cinco horas.

No mês passado, o ex-arcebispo de Belém e atual arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, trouxe a imagem peregrina para visitar os cariocas. Entre os dias 19 e 21, a Virgem de Nazaré percorreu a Catedral Metropolitana, o Cristo Redentor e o Maracanãzinho.

Um dos pontos altos da recente visita da Virgem de Nazaré ao Rio foi a reprodução, simbólica, da famosa procissão do Círio de Nazaré. No bairro de Acari, cerca de 8 mil pessoas, segundo estimativas do Corpo de Bombeiros, participaram da festa em louvor à Nossa Senhora.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas