Gaudium news > Frades de Petrópolis (RJ) renovam seus votos de obediência, pobreza e castidade

Frades de Petrópolis (RJ) renovam seus votos de obediência, pobreza e castidade

Petrópolis – Rio de Janeiro (Sexta-feira, 08-12-2017, Gaudium Press) A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil festejou no último dia 6 de dezembro o “sim” à obediência, à pobreza e à castidade renovados por nove frades do Convento da Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

Frades de Petrópolis (RJ) renovam seus votos de obediência, pobreza e castidade.jpg

Os religiosos que renovaram seus votos são Frei Alan Leal de Mattos; Frei Afredo Epalanga Prego; Frei Canga Manoel Mazoa; Frei Jefferson Max N. Maciel; Frei Jhonnes Lucas Martins; Frei Josemberg Cardozo Aranha; Frei Júnior Mendes; Frei Mário Sampaio Pelu e Frei Santana Sebastião Cafunda.

Na ocasião, a cerimônia foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e concelebrada por Frei Jorge Paulo Schiavini, guardião da Fraternidade do Sagrado; Frei José Ariovaldo da Silva e Frei Abílio Amaral Antunes, ambos vigários da Paróquia do Sagrado.

Frei Fidêncio, após manifestar a alegria da Província pela quantidade de renovações temporárias realizadas em São Paulo e demais lugares nos últimos dias, comentou a necessidade dos frades estudantes renovarem sempre dentro de si o chamado a ser irmão menor.

“Jovens frades, vocês precisam experimentar e renovar a inspiração divina nesses anos de provação. É ela que nos mostra aquilo que devemos ser em nossa essência. Assim como nos diz o Papa Francisco, nós, religiosos, precisamos renovar o nosso ser irmão menor nos votos da obediência, da pobreza e da castidade. Não é algo que encontramos na vida, e sim algo que constitui a nossa vida religiosa franciscana”, afirmou.

Em seguida, o Ministro Provincial salientou que a essência do “ser frade menor” é, acima de tudo, ir ao encontro de Deus, dos irmãos da fraternidade, da população e da criação.

Ao concluir sua homilia, Frei Fidêncio agradeceu pelo “sim” ofertado pelos nove frades estudantes do primeiro ano de Teologia.

Por fim, Frei Marcos Andrade, mestre dos frades estudantes deste tempo de estudos, pediu para que cada um dos professos temporários se colocasse diante do altar e renovasse o compromisso com o modo de vida franciscano por mais um ano.

A Santa Missa tornou-se ainda mais marcante pela despedida dos frades angolanos, que concluíram seu tempo de estudos no Brasil e agora retornam aos seus locais de origem a fim de evangelizar a população africana. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações www.franciscanos.org.br

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas