Gaudium news > Catedral de Santiago de Compostela recebe 300 mil peregrinos e bate recorde

Catedral de Santiago de Compostela recebe 300 mil peregrinos e bate recorde

Espanha – Santiago de Compostela (Segunda-feira, 18-12-2017, Gaudium Press) Um novo recorde de peregrinos foi batido na última semana pelo Caminho de Santiago com a chegada à Catedral compostelana do peregrino número 300 mil deste ano de 2017. Trata-se de Andrew Patrick Larking, um jovem norte-americano de 22 anos, procedente de Michigan, que na tarde do dia 13 de dezembro, recebeu a Compostela no Departamento de Acolhida do Peregrino após completar o Caminho Francês a pé desde Lyon. O evento aconteceu na presença do Arcebispo de Santiago, Dom Julián Barrio.

Catedral de Santiago de Compostela recebe 300 mil peregrinos e bate recorde.jpg

Com esta cifra, o Caminho de Santiago bateu um novo recorde de peregrinos em um único ano, já que nem mesmo durante o Ano Jacobino, celebrado em 2010 se conquistou este número, quando foi alcançada a cifra de 272.412 peregrinos. No ano passado chegaram a Santiago 277.854 peregrinos. Os dados deverão aumentar um pouco ainda no que resta deste mês de dezembro, sendo um marco na história do Caminho.

Para o jovem norte-americano receber reconhecimento como o peregrino 300 mil foi “uma surpresa”, como assegurou ao jornal ABC, e não hesitou em dizer que retornando ao seu país: “Eu vou dizer a todos os meus amigos que devem viver o Caminho”.

A meta: 400 mil peregrinos para o Ano Jacobino de 2021

Diante destes dados, o Presidente da Junta, Alberto Núñez Feijóo, já estabeleceu uma meta para o próximo Ano Jacobino que será celebrado em 2021. Ele planeja para aquele então uma nova cifra recorde de 400 mil peregrinos. Citado pelo ABC, ele disse que 2017 é “um ano para recordar”, e que o “ano histórico por excelência do Caminho de Santiago está por vir”.

Embora Dom Barrio tenha destacado esta perspectiva, ele também recordou que “por trás dos números estão sempre as pessoas, das quais temos que nos preocupar”, e disse que “não chega antes o que vai mais depressa, mas quem sabe para onde ele está indo”.

A acolhida no Caminho

É por isso que o tema da acolhida cristã no caminho é tão importante. Uma preocupação que foi respondida pelo Capítulo da Catedral de Santiago com a realização do Congresso Internacional de Acolhida Cristã nos Caminhos, que se celebrou em sua quinta edição de 03 a 05 de novembro em Compostela com o lema “O Camino de Santiago: novo átrio dos gentios”.

O propósito foi o de compartilhar experiências com o fim de melhorar a atenção e o recebimento ao peregrino que caminha até o Túmulo do Apóstolo Santiago.

“A Igreja particular de Santiago de Compostela sai ao encontro de todos os peregrinos, fiéis e não-fiéis, oferecendo-lhes sua acolhida no amplo ‘Átrio dos Gentis”, que é a Praça del Obradoiro”, disse na ocasião o Arcebispo de Santiago.

Motivos religiosos e culturais, e peregrinos estrangeiros

Segue-se destacando que a principal motivação para realizar o Caminho seja a religiosa-cultural. Assim falam os dados de novembro onde 54,21% deles a realizou com este fim, enquanto que 38,29% o fez somente por motivos religiosos, e 7,50%, somente cultural.

Além disso, seguem sobressaindo os peregrinos estrangeiros que no último mês representaram quase 63%, diante de 37% de espanhóis. Entre as nacionalidades, o maior número de peregrinos os ofereceu a Alemanha, seguido de Itália, Coreia, Estados Unidos, França e Portugal. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas