Gaudium news > Ladrão devolve cruz furtada de Igreja após 60 anos

Ladrão devolve cruz furtada de Igreja após 60 anos

Mariana (Quinta, 08-10-2009, Gaudium Press) A devolução de uma cruz furtada há cerca de 60 anos da Igreja de São Francisco de Assis, em Mariana, cidade histórica de Minas Gerais, chamou a atenção da população local. O crime só foi revelado no mês passado em uma carta de arrependimento enviada pelo próprio autor do crime, informou o G1.

A cruz ficava sobre a coroa do rei da França, uma imagem do século 18 que está no altar na Igreja. A peça, em madeira e dourada, mede cerca de 15 centímetros e foi devolvida através do envio de uma carta no mês passado.

A correspondência foi entregue na casa do presidente da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, Antônio Pacheco Filho. A carta era anônima e foi postada no Rio de Janeiro. Junto com o pedido de perdão, o homem afirmou que pretende visitar a imagem com a cruz recolocada no devido lugar.

O remetente da carta indicava um endereço no Rio de Janeiro, mas o presidente da Ordem afirmou que tanto o nome como o endereço são falsos, pois não havia ninguém no local. Pacheco, que frequenta a Igreja desde a década de 1950, conta que não se lembra da peça.

“Esta cruz sumiu há anos e pelo local de difícil acesso, ninguém percebeu o sumiço, já que só é possível visualizar melhor quando olhamos de cima”, afirmou.

Esta foi a primeira peça furtada que foi devolvida ao acervo da Igreja em Mariana, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e guarda obras de artistas renomados, como Aleijadinho. Desde 1989, o local possui um inventário com todo o acervo feito pelo Ministério da Cultura e não existe nenhum registro da cruz.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas