Gaudium news > Arquidiocese do Rio de Janeiro e Governo do Estado assinam documento para prestar assistência a refugiados

Arquidiocese do Rio de Janeiro e Governo do Estado assinam documento para prestar assistência a refugiados

Rio de Janeiro (Sexta, 09-10-2009, Gaudium Press) O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e a secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, assinaram, ontem, um comodato que permitirá que a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro continue utilizando, por mais 10 anos, imóvel localizado na Rua São Francisco Xavier, n° 483, para prestar assistência aos refugiados.

“Queremos continuar ajudando aqueles que, por diversas razões, chegam ao Brasil. Queremos ser uma cidade acolhedora, onde mesmo os que venham com sofrimentos e feridas se sintam bem aqui”, afirmou dom Orani, na cerimônia. “Quero parabenizar o trabalho realizado pela Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro porque esse abrigo é fundamental para a democracia dos nossos refugiados”, completou Benedita da Silva.

Além de dom Orani e da secretária estadual Benedita da Silva, também estiveram presentes à cerimônia o diretor da Cáritas Arquidiocesana do Rio, Dr. Cândido da Ponte Neto; o vigário para a Caridade Social, padre Manoel Manangão; e diretor do Banco da Providência, dom Aroldo Ribeiro. Uma delegação de refugiados assistidos de países como Angola, Iraque e Colômbia, entre outros, também participou do encontro.

A arquidiocese do Rio de Janeiro deu início ao projeto de assistência a refugiados em 1976, quando começou a acolher dissidentes políticos de países sul-americanos, como Argentina, Uruguai e Chile. Atualmente, segundo estimativas do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), vivem, no Brasil, cerca de 4 mil refugiados de 72 países. Deste total, 60% pertencem a países africanos como Angola, Congo e Libéria.

“O serviço que realizamos na Igreja Católica não obriga ninguém a professar a nossa fé. Não fazemos proselitismo. Agimos, apenas, por amor à vida humana. As pessoas que vêm são respeitadas na sua identidade, individualidade, religiosidade e cultura”, conclui dom Orani João Tempesta.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas