Gaudium news > Paróquias no Paquistão denunciam dificuldades para cumprir novas normas de segurança

Paróquias no Paquistão denunciam dificuldades para cumprir novas normas de segurança

Paquistão – Faisalabad (Sexta-feira, 19-01-2018, Gaudium Press) Um ex-coordenador de Cáritas Ásia, o sacerdote Padre Bonnie Mendes, informou que as paróquias do Paquistão estão passando por dificuldades para cumprir os novos requisitos de segurança emitidos pelo Estado para a proteção dos fiéis após o ataque anticristão registrado antes do Natal na cidade de Quetta. As medidas de segurança de acordo com as normas devem ser financiadas pelos templos e as comunidades de fiéis não contam com recursos suficientes.

Paróquias no Paquistão denunciam dificuldades para cumprir novas normas de segurança.jpg

“Há muitas igrejas e capelas, grandes e pequenas, na minha Diocese de Faisalabad”, relatou o sacerdote à Fides. “Se deve instalar em cada uma delas um circuito fechado de televisão, reforçar as portas, levantar muros de proteção com arame farpado e comprar detectores de metal. São um pesadelo de medidas”. Os muros que cercam os templos e que deviam ter uma altura de 1,80 agora devem ser elevados até três metros de altura. O investimento médio que uma paróquia deveria realizar supera os recursos disponíveis. “Falamos entre 200 mil e 300 mil rupias paquistanesas”, lamentou o Padre Mendes.

Por sua vez, o Padre Qaisar Feroz, pároco da Paróquia de Santo Antônio em Lahore, comentou como sua comunidade poderia financiar com esforço algumas das medidas. “No ano passado compramos duas barreiras e detectores de metal. Outro gasto importante foi o de colocar valas e arame farpado”, expôs. “Nos ajudou a escola daqui ao lado porque a paróquia não poderia cobrir o custo”.

No entanto, a Igreja agradeceu os esforços das autoridades que permitiram celebrar a Festa do Natal em paz em meio de uma forte operação antiterrorista e que abriu a possibilidade de que jovens das comunidades cristãs possam ser treinados pela polícia para cooperar na prevenção de ataques. “Estou muito agradecido às forças policiais de Karachi, sempre atentas e disponíveis para garantir a segurança de nossas reuniões, sempre conscientes de nossa proteção”, expressou o Arcebispo de Karachi, Dom Joseph Coutts. “Demos às forças de segurança uma lista de todas as nossas igrejas católicas”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas