Gaudium news > Cemitérios Católicos dos EUA realizam campanha sobre a beleza dos ritos funerários

Cemitérios Católicos dos EUA realizam campanha sobre a beleza dos ritos funerários

Estados Unidos – Phoenix (Quarta-feira, 21-02-2018, Gaudium Press) O Ministério dos Cemitérios Católicos e Casas Funerárias da Diocese de Phoenix está realizando uma campanha de sensibilização sobre o significado e beleza dos ritos funerários católicos para reverter uma tendência preocupante: somente um terço dos fiéis do país busca a sepultura dentro dos lugares sagrados organizados pela Igreja para este fim e apenas um terço deste grupo solicita a celebração dos ritos funerários completos. Práticas como a cremação ou a celebração de memoriais suplantam as Exéquias e Missas pelos fiéis defuntos.

Cemitérios Católicos dos EUA realizam campanha sobre a beleza dos ritos funerários.jpg

“Infelizmente, quando tomamos um atalho ao enviar nossos seres queridos para descansar, perdemos a oportunidade de começar uma cura autêntica”, comentou ao ‘The Catholic Sun’ o Doutor Ryan Hanning, professor assistente de Teologia da Universidade de Maria em Tempe. “

Os ritos funerários católicos servem como uma recordação oportuna de que a morte não é o fim para os fiéis, há esperança na vida eterna. Eles nos oferecem a graça que precisamos para atravessar o processo de encomendar nossos seres queridos a Cristo, mas também nos dá o contexto que necessitamos para sofrer e fazer bem o duelo quando enfrentamos as consequências de uma perda nos meses e anos vindouros”.

A gravidade da substituição dos ritos funerários -e em alguns casos de toda forma de oração pelas almas dos falecidos- motivou ao desenvolvimento de uma campanha com as paróquias locais e as escolas católicas para convidar os fiéis a um maior conhecimento sobre as celebrações religiosas e as tradicionais da Igreja, assim como a beleza e a dignidade dos ritos funerários católicos. O ministério dos Cemitérios Católicos criou materiais catequéticos em inglês e espanhol, assim como uma série de vídeos “para demonstrar o impacto que a Vigília ou Velório, a Liturgia Funeral e o Rito do Sepultura tem tido sobre membros de nossa comunidade de Fé. Através de seu testemunho, eles compartilham histórias pessoais de perda e esperança que os três momentos sagrados da Ordem dos Funerais Cristãos lhes deram em seu momento de necessidade”, expôs o ministério.

A campanha destaca a importância do velório católico como uma oportunidade para integrar a comunidade cristã antes da morte de um ano de seus membros e a oportunidade para mostrar o respeito e recordar o legado dos fiéis defuntos e da Eucaristia fúnebre como a celebração litúrgica central que recorda que “aqueles que seguem o caminho de Jesus estarão para sempre no Céu, em alma e corpo, na presença de Deus”. Como expressão da Fé na ressurreição de corpos no final dos tempos, a Igreja honra o corpo dos fiéis defuntos por terem sido um templo do Espírito Santo. O rito da sepultura ajuda os fiéis a enfrentar o fim de seu relacionamento com seus entes queridos e transformá-lo em uma relação de oração, gratidão e esperança na ressurreição. O rito da sepultura “expressa que o túmulo, antes um sinal de desespero, é agora através da morte e ressurreição de Cristo, um sinal de esperança e promessa”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas