Gaudium news > Mais de 40 mil jovens já se inscreveram na JMJ Panamá 2019

Mais de 40 mil jovens já se inscreveram na JMJ Panamá 2019

Panamá – Cidade do Panamá (Sexta-feira, 23-02-2018, Gaudium Press) Após apenas duas semanas da abertura oficial das inscrições a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Panamá 2019 por parte do Papa Francisco -que no dia 11 de fevereiro se tornou o primeiro peregrino do evento mundial-, já são mais de 40 mil jovens inscritos. Assim o anunciou ao ‘Servizio Informazione Religiosa’ (SIR) o Padre João Chagas, responsável do Departamento de Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida -órgão vaticano a cargo da organização da JMJ: “As inscrições procedem muito bem. Depois de mais de uma semana superamos o número de 40 mil inscritos divididos em aproximadamente mil grupos”.

Mais de 40 mil jovens já se inscreveram na JMJ Panamá 2019.jpg

O sacerdote recordou que “trata-se de grupos que iniciaram o processo de inscrição que deverá ser finalizado”, e disse que “são números que demonstram o grande interesse” na Jornada que se desenvolverá na Cidade do Panamá em menos de um ano, de 22 a 27 de janeiro de 2019.

O Padre Chagas também se referiu aos jovens da Itália, que é um dos países mais interessados no evento. “Confiamos muito nos jovens italianos no Panamá”, assegurou. Acrescentou que para o encontro no Panamá, espera-se a participação de mais de 500 mil peregrinos.

Em outro momento, adiantou que estão trabalhando na formação de líderes de grupo, assinalando que “a JMJ não é uma viagem de turismo, mas uma peregrinação”.

Disse também que os peregrinos que cheguem ao Panamá “encontrarão uma grande organização e hospitalidade, mas que o desafio é entrar em um ambiente de peregrinação. Isto requer de um estilo de sobriedade, essencialidade e sacrifício por parte do participante-peregrino”.

O responsável do Departamento da Juventude do Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família, igualmente comentou que na JMJ reunirá alguns jovens voluntários que são de outras religiões, como muçulmanos e judeus. “Conheci a um comitê ecumênico-inter-religioso no qual a convivência entre os membros é excelente, como o demonstra o lema ‘diferentes, mas não distante’. Creio que o Panamá também dará um belo testemunho neste campo”.

As inscrições para a JMJ Panamá 2019 devem ser realizadas diretamente a partir do site oficial da organização, entrando na seção “Inscrição”, onde se indicam os passos a seguir, assim como as modalidades de pacotes de participação. Recomenda-se aos interessados baixar as instruções sobre como realizar o processo, antes de iniciar o pedido.

Três são os requisitos principais para inscrever-se no encontro mundial: ter entre 15 e 30 anos, ainda que por condições de coordenação de grupos, sacerdotes, religiosos ou líderes, podem ter idades superiores; completar toda a informação do formulário de inscrição, a qual deve realizar o responsável do grupo; e fazer o pagamento correspondente de acordo com o pacote de inscrição escolhido.

Bispos e aqueles que desejam participar da JMJ como voluntários terão um processo de inscrição diferente, que nos próximos dias será habilitado no site da JMJ Panamá 2019. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas