Gaudium news > “As religiosas têm um papel indispensável e importante na Igreja”, afirma Vigário Arquidiocesano para a Vida Consagrada

“As religiosas têm um papel indispensável e importante na Igreja”, afirma Vigário Arquidiocesano para a Vida Consagrada

México – Cidade do México (Sexta-feira, 09-03-2018, Gaudium Press) Em entrevista ao semanário ‘Desde la Fe’, pertencente à Arquidiocese da Cidade do México, o Vigário Arquidiocesano para a Vida Consagrada, Frei David Alfonso Díaz Corrales, afirmou que a vida religiosa na capital mexicana é constituída por todas as formas de vida consagrada, excetuando-se as eremitas.

Aprofundando sobre a vida consagrada feminina na Cidade do México, o prelado explicou que no total existem180 institutos, dois institutos seculares que tem a particularidade de estar consagrados, nove sociedades de Vida Apostólica e 38 mosteiros de Vida Contemplativa feminina.

As religiosas têm um papel indispensável e importante na Igreja, afirma Vigário Arquidiocesano para a Vida Consagrada.jpg

No total são quase 4.500 mulheres participando da vida consagrada em institutos de Direito Pontifício e por volta de 600 através dos Institutos de Direito Diocesano ou Associações em processo de converterem-se em institutos de vida religiosa. Existem ainda 70 membros femininos de institutos seculares.

Segundo ele, as religiosas pertencentes à vida contemplativa e à vida apostólica estão envolvidas em diferentes pastorais, entre as quais se encontram a da saúde e a da educação, uma vez que muitos institutos de vida religiosa possuem colégios. Outras se centraram na atenção aos pobres ou em mulheres em situação de violência. E há inclusive as que trabalham no campo da pastoral penitenciária, em outras ainda na vocacional.

Frei David Alfonso Díaz Corrales destacou que as mulheres têm um papel indispensável e importante na Igreja. “Pela história se sabe que a mulher consagrada teve um papel decisivo nas tarefas da evangelização e da pastoral, por isso, deve-se incentivá-las em sua consagração a Cristo, para que sua entrega à causa do reino de Deus siga sendo com muita generosidade, paixão e compromisso”, ressaltou.

Concluindo a entrevista, o prelado recordou uma pesquisa realizada recentemente na qual se descobriu que as religiosas foram as mais admiradas dentro da Igreja, pois “os fiéis as consideram muito próximas a eles, já que asseguram e compartilham suas esperanças, gozos, alegrias, desafios e tristezas; por isso seu papel é fundamental, necessário e indispensável, e isso deve ser valorizado, apoiado e promovido”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas