Gaudium news > Arcebispo dos EUA oferece conselhos para que fiéis alcancem a santidade

Arcebispo dos EUA oferece conselhos para que fiéis alcancem a santidade

Redação (Sexta-feira, 09-03-2018, Gaudium Press) Em carta pastoral intitulada “Fomos criados para grandes coisas”, o Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gomez reuniu seis conselhos, baseados na vida dos santos e mestres da vida espiritual, que podem nos ajudar a alcançar a santidade.

Segundo o prelado, para se assemelhar a Cristo, “é necessário um plano de vida” e ter “um propósito”. Para alcançar esse objetivo, é preciso exercitar os bons hábitos.

Arcebispo dos EUA oferece conselhos para que fiéis alcancem a santidade.jpg

Dentre eles estão o de ter consciência da presença de Deus, se comunicando com Ele através de uma oração simples no início e no final do dia. “Ao longo do dia, tentem ser conscientes do ‘sacramento do momento presente’. O nosso objetivo é ter a certeza de que vivemos sob o olhar amoroso de Deus e que com a sua graça é possível fazer tudo por amor a Ele”, explicou.

Outro conselho de Dom Gomez é o de organizar um tempo durante os trabalhos diários para rezar, com o propósito de deixar levar à presença de Deus em uma atitude de humildade, amor e louvor. Essa conversa deve ser feita de forma honesta e simples. “Conte para o teu Pai o que te deixa ansioso, o que você quer fazer por Ele. Fale sobre as áreas da vida que você quer melhorar. Diga que o ama e quer amá-lo mais. Diga que quer fazer a sua vontade, como Maria, nossa mãe”.

Outra recomendação é a de praticar a ‘lectio divina’, ou seja, ler um trecho do Evangelho e meditá-lo em oração perguntando: ‘O que Deus me diz nesta passagem? O que está me pedindo para fazer?’. “Quanto mais rezemos com os Evangelhos, teremos mais a ‘mente de Cristo’. Seus pensamentos e sentimentos, vendo a realidade através dos seus olhos”.

O prelado propôs também a frequência às Missas e adorações ao Santíssimo Sacramento. O ideal é frequentar a Missa diariamente. Recordando quando começou a frequentar diariamente a Missa, Dom Gomez contou que essa prática o tornou mais consciente da presença de Deus, e sua relação pessoal com Ele foi crescendo cada vez mais, tornando-se uma amizade profunda.

O exame de consciência diário e confessar-se com frequência também foram recomendados, pois quando os pecados são perdoados se tem “uma sensação de libertação e paz” na alma. “Participar do sacramento que cura de Cristo é uma graça. Poder pronunciar a sua palavra de perdão, para perdoar os pecados em seu nome. Não há maior privilégio que possa imaginar, nem algo mais bonito na terra”.

Concluindo, Dom Gomez recomendou que se realize servindo a Deus através dos pobres, abandonados e vulneráveis. “O amor é a forma de imitar Cristo. Precisamos amar os outros como Jesus os ama, começando pelas pessoas mais próximas. Começar pelas nossas famílias e depois com os outros”.(EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas