Gaudium news > Frades Dominicanos restauram manuscritos antigos no Iraque

Frades Dominicanos restauram manuscritos antigos no Iraque

Iraque – Erbil (Quarta-feira, 14-03-2018, Gaudium Press) O Padre Najib Mikhail, frade dominicano, encabeça uma equipe de restauração de manuscritos composta por dez refugiados iraquianos da planície de Nínive que fugiram para a cidade de Erbil devido à invasão do estado islâmico. Seguindo um aspecto do carisma da Ordem dos Pregadores que caracterizou a comunidade durante séculos, o religioso organizou um trabalho de grande importância para a preservação do patrimônio cultural iraquiano.

Frades Dominicanos restauram manuscritos antigos no Iraque.jpeg

Segundo reportou a agência de Fides, o frade dominicano deixou a região da planície de Nínive em agosto de 2014, transportando um grande número de manuscritos e documentos históricos de grande valor. A atual é a última das cinco equipes de refugiados que foi treinada para desempenhar as tarefas de restauração, a fim de proteger o patrimônio cultural da região em meio à violência.

A razão pela qual os dominicanos desenvolvem essa tarefa é porque na chamada Igreja do Relógio, o templo dominicano de Mosul, se encontravam uma grande quantidade de antigos manuscritos e livros editados pelos dominicanos. O templo foi destruído durante o avanço dos terroristas, mas as obras mais valiosas e os 850 manuscritos mais antigos que se encontram nas línguas arameu, árabe e armênio foram transferidos para Qaraqosh, a 30 km de distância.

Finalmente, após um novo avanço do Isis, os dominicanos transportaram os manuscritos e livros antigos para a capital do Curdistão para protegê-los dos profanadores e iconoclastas que destruíram o patrimônio cristão nos lugares ocupados. Segundo indicou o sacerdote, um grande número de livros foram destruídos pelos terroristas, que entraram nas maiores bibliotecas das cidades, tiraram os livros e os queimaram diante de todos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas