Gaudium news > Relíquias de Santo Edmundo Mártir poderão ser encontradas através de escavações

Relíquias de Santo Edmundo Mártir poderão ser encontradas através de escavações

Inglaterra – Londres (Quarta-feira, 14-03-2018, Gaudium Press) As relíquias de Santo Edmundo Mártir, que reinou em Ânglia Oriental entre 855 e 869, poderiam ser resgatadas em escavações arqueológicas recentemente autorizadas pela ‘Historic England’, a agência que protege o patrimônio histórico no Reino Unido. Uma série de campos de tênis localizados nos terrenos onde antes existia o cemitério de uma Abadia serão transladados para permitir a busca dos restos mortais do Santo.

Relíquias de Santo Edmundo Mártir poderão ser encontradas através de escavações.jpg

A tradição relata o heroísmo do Rei e Mártir que ao ser derrotado pelas tropas invasoras dos Vikings, foi capturado pelos dinamarqueses, que exigiram que ele renunciasse à Fé Cristã. Ao negar-se, o Rei foi espancado, posteriormente atravessado com flechas e finalmente decapitado por ordens de Ivar The Boneless. Sua cabeça foi jogada na floresta, e encontrada posteriormente quando um lobo alertou aos colonos sobre a presença da relíquia, chamando-os em latim “Hic, Hic, Hic”, “Aqui, aqui, aqui”.

A razão pela qual os restos mortais de Santo Edmundo estão perdidos é porque foram transferidos do lugar de seu martírio para um mosteiro no século XI. O lugar se converteu em um dos mais famosos destinos de peregrinação da Inglaterra. As relíquias, valorizadas em grande maneira pelos fiéis, foram transladadas em uma ocasião à Londres para protegê-las de um ataque dos Vikings e retornaram ao seu lugar três anos depois. A abadia beneditina na qual as relíquias foram conservadas foi dissolvida durante a perseguição religiosa que deu origem ao anglicanismo sob o reinado de Henrique VIII e a localização do túmulo do mártir foi perdida.

De acordo com a tradição, os monges colocaram as relíquias em um baú de ferro e as protegeram da profanação da abadia. Infelizmente, em nenhum relato se oferece a localização do túmulo do Mártir. O local onde as escavações foram realizadas corresponde ao cemitério da abadia e, embora seja o lugar mais provável onde os restos puderam ser encontrados, existe a possibilidade de terem sido enviados para uma capela próxima. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas