Gaudium news > Apresentado novo subsídio da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé

Apresentado novo subsídio da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé

Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 16-04-2018, Gaudium Press) A 56ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, foi oportunidade para a apresentação do novo subsídio da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

Apresentado novo subsídio da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.jpg

Intitulado “Fé Cristã e Laicidade”, o subsídio pretende oferecer uma reflexão aprofundada sobre a laicidade diante da fé cristã e esclarece sua diferença em relação ao “laicismo”.

De acordo com o bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão para a Doutrina da Fé, Dom Pedro Carlos Cipollini, “essa reflexão quer suscitar o interesse por esta realidade que vai se tornando conflitiva cada dia mais, além de traçar um itinerário de reflexão pontuado em aspectos importantes e pressupostos para a profundar a questão e saber lidar com ela no empenho pastoral da Igreja”.

O prelado lembrou ainda que a perda do sentido da transcendência e a progressiva subjetivação da fé, com a tentação de um forte relativismo ético, forma um quadro no qual a religião acaba não se referindo mais à teologia, mas à antropologia. “Desde que o homem se faz Deus para si mesmo já não cabe falar de amor do homem a Deus”.

Dividido em sete capítulos que esclarecem as diferenças conceituais entre “secularidade e secularismo” e “laicidade e laicismo”, o subsídio aborda o percurso histórico dessas realidades, assim como aspectos jurídicos, referenciais bíblicos e princípios da Doutrina Social da Igreja, além de indicações de como a Igreja deve se relacionar com o Estado laico.

Na visão de Dom Pedro, o documento “trata-se um trabalho de assessoria”. “A CNBB tem várias comissões que assessoram os bispos. Portanto, esse é um subsídio oferecido ao episcopado como uma reflexão para ajudar no encaminhamento da pastoral em um âmbito geral”, analisou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas