Gaudium news > Memória de 15 bispos falecidos é reverenciada durante missa em Aparecida

Memória de 15 bispos falecidos é reverenciada durante missa em Aparecida

Aparecida – São Paulo (Quarta-feira, 18-04-2018, Gaudium Press) Durante a 56ª Assembleia Geral da CNBB, a memória dos 15 bispos falecidos desde a última edição do evento em 2017 foi reverenciada na Santa Missa celebrada na manhã dessa terça-feira, 17 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida.

Memória de 15 bispos falecidos é reverenciada durante missa em Aparecida.png

O Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, enquanto presidia a celebração no Altar Central, declarou: “hoje celebramos nossos irmãos que participam conosco, que disseram um até logo, até breve, e que hoje dizem para a nossa Conferência: coragem, eu venci o mundo”.

Segundo Dom Antônio Muniz, “a nossa Conferência Nacional dos Bispos do Brasil nunca foi, nem nunca será um sindicato ou um partido político. Nossa conferência com este quadro orante que fizemos para o dia de hoje é uma pérola preciosa, se não a mais preciosa no infinito mistério de comunhão”.

“E neste momento orante, precedido de dois outros grandes momentos orantes e todos os momentos vividos em oração pela CNBB, igreja orante, igreja missionária, forte, corajosa, cheia de confiança na palavra do Senhor, tornando-se missionária. E o que dizer da nossa Igreja samaritana. A vida desses nossos irmãos que aqui perfila-se diante de nós, em nossos corações e nosso olhar, foi marcada pela doação do bispo a sua Igreja e ao seu povo e de modo especial, samaritana, sarando tantas e tantas feridas”, prosseguiu.

Ao fazer menção a duas homilias feitas nas últimas missas celebradas no início de cada dia de assembleia, sendo uma presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d´Aniello, e outra que fizeram memória aos bispos eméritos, presidida pelo Arcebispo Emérito de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, o prelado constatou: “como se pode negar que a CNBB, a nossa Conferência, não é este estilete de prata com o qual Deus escreve a história de nossa pátria, o Brasil”.

“Neste dia em que fazemos memória dos nossos bispos falecidos desde a última assembleia da CNBB, assumo as palavras de uma criança prestes a morrer, portadora e em tratamento do câncer. E que dizia para seu médico, mamãe saiu para chorar e era para chorar de saudade. Ela sabia. O médico ficou impressionado com tanta sabedoria daquela criança aquilo que eu gostaria de resumir esta nossa reflexão de hoje. Minha filha o que é saudade? Ao que ela responde, exatamente, saudade é o amor que fica. Agradeçamos a Deus que esconde todas essas coisas aos sábios e entendidos e revela aos pequeninos”, refletiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas