Gaudium news > Há mais de 80 anos Santuário de Vera Cruz prepara celebração de Corpus Christi

Há mais de 80 anos Santuário de Vera Cruz prepara celebração de Corpus Christi

Vera Cruz – São Paulo (Sexta-feira, 25-05-2018, Gaudium Press) Como acontece desde 1937, a comunidade paroquiana do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz cuida dos últimos detalhes para a celebração de Corpus Christi, no dia 31 de maio.

Santíssimo - Cristo presente na Eucaristia.jpg

Mantendo a tradição que já acontece há mais de 80 anos, as ruas serão enfeitadas formando grandes tapetes coloridos para receberem o Corpo de Cristo.

Os trabalhos são coordenados pelo Pároco e Reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio, comunidade e Prefeitura Municipal.
Oito Quarteirões atapetados

Ao longo de oito quarteirões, tapetes são montados de forma artesanal utilizando materiais como serragem colorida, material reciclável, retalhos de tecido, areia, pó xadrez, cal, entre outros. Todo o itinerário é decorado com motivos cristãos. Neste ano, o tema escolhido foi a “Eucaristia”.

O trabalho de preparação teve início há cerca de dois meses com a definição do tema, desenhos que serão aplicados e materiais que serão utilizados.

No dia de Corpus Christi, a comunidade começa a decoração por volta das 06h00, num trabalho intenso para que os enfeites estejam prontos para visitação dos fiéis que se inicia às 11h00.

A missa solene será realizada às 15 horas e logo após a missa, os fiéis sairão em procissão pelas ruas decoradas.

A celebração é encerrada com a Bênção do Santíssimo, em frente ao Santuário.

Corpus Chriti – Corpo de Cristo

Corpus Christi significa Corpo de Cristo e a festa tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Foi o Papa Urbano IV que no dia 8 de setembro de 1264 instituiu a festividade.

Uma Tradição Brasileira

Para celebrar Corpus Christi as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja.

Procissão 2017 1.jpg

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.

A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico e a celebração visa testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Ainda a procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida.

O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Em Vera Cruz

Em Vera Cruz tudo isso pode ser visto preparado com carinho e muita Fé.

A comunidade demonstra através dos desenhos e cores, arte e criatividade, o espírito de fé e vida em comunidade.

Toda a cidade se enfeita para comemorar a Festa do Corpo de Cristo. Um grande ato de louvor e adoração é feito pelos paroquianos e a comunidade.

Uma data muito especial

A data é muito especial para os católicos, pois é o único dia do ano (no calendário católico) que “ELE” deixa o sacrário para sair pelas ruas da cidade abençoando a população, os visitantes, o comércio.

Esse acontecimento é comemorado em Vera Cruz desde 1937, quando se registra o primeiro relato da procissão de Corpus Christi e, de acordo com jornal da época, havia folhagens e palmas de coqueiro no chão e crianças vestidas de anjo jogando pétalas de flores no chão à frente do Santíssimo Sacramento que era adorado na procissão.

Na década de 60 a comemoração tomou o formato que segue até hoje e passou a ser reconhecida por toda a região pela sua arte, beleza e criatividade.

Uma tradição religiosa, artística e cultural da paróquia e do município, que atrai centenas de visitantes.

A celebração tem ainda a proposta de integração de toda a comunidade, conseguindo reunir crianças, jovens e adultos; estudantes, trabalhadores e aposentados; escolas, comércio, prefeitura e igreja.

Desde o início desse acontecimento, a simplicidade e o amor uniam os participantes da comunidade, que durante o ano juntavam tampinhas de garrafas, borras de café, cultivavam as plantações de cedrinho e bico de papagaio e outros materiais que serviriam para os enfeites das ruas. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações e fotos Mara Cerquetani-Pascom)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas