Gaudium news > Reinaugurado prédio da Cúria Metropolitana de Campinas (SP)

Reinaugurado prédio da Cúria Metropolitana de Campinas (SP)

Campinas – São Paulo (Quarta-feira, 13-06-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de Campinas celebrou no último dia 7 de junho a reinauguração oficial do prédio da Cúria Metropolitana. Na ocasião, houve o descerramento de uma placa comemorativa por Dom Airton José dos Santos, Administrador Diocesano.

 Reinaugurado prédio da Cúria Metropolitana de Campinas (SP).png
Foto: Guilherme Gongra/ PUC-Campinas

A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal de Campinas e autoridades civis e eclesiásticas, além de funcionários da Cúria.

O prédio da Cúria Metropolitana e do Centro de Pastoral Pio XII foi inaugurado no dia 1º de junho de 1958, durante as comemorações dos 50 anos da Diocese e sua elevação a Arquidiocese.

Após uma Concentração Mariana, o Núncio Apostólico, Dom Armando Lombardi, acompanhado por Dom Paulo de Tarso Campos, Arcebispo de Campinas, concedeu uma benção ao prédio da nova Cúria.

Em seguida, houve reunião que constituiu uma comissão para estudar um sistema de manutenção do Centro Pio XII, visando uma redução de gastos. Logo, todas as instalações da Cúria Metropolitana passaram para aquele espaço, centralizando as atividades pastorais, administrativas e jurídicas da Arquidiocese de Campinas, a partir de 10 de março de 1986.

Anos mais tarde, ocorreu em janeiro de 2012 a necessidade de uma grande reforma no prédio do Centro de Pastoral Pio XII. Assim, a Chancelaria, o Economato, a Contabilidade, o Tribunal Eclesiástico, a Coordenação de Pastoral e o Setor Imprensa deixaram o local e iniciaram o atendimento no prédio do Lumen Christi, no Jardim das Paineiras, adquirido pela Arquidiocese das Congregação das Irmãs Cônegas do Santo Sepulcro.

Depois de um período de revitalização, o prédio foi novamente entregue à Arquidiocese de Campinas. Em janeiro de 2013, passaram a funcionar no Pio XII a Escola de Formação Teológico-Pastoral Imaculada Conceição e o Curso de Extensão de Música Litúrgica (CEMULC).

No início de março de 2014, a Coordenação de Pastoral, as Comissões Pastorais, as Equipes e os Movimentos retomaram o atendimento no Centro de Pastoral Pio XII, conforme acordado no início das obras. Posteriormente, em janeiro de 2016, o Setor Administrativo, o Setor de RH, o Tribunal Eclesiástico e o Setor Imprensa retornaram ao espaço.

Ainda nesse período de retorno ao Pio XII, o prédio da antiga Cúria, reformado, foi devolvido à Arquidiocese. Em março de 2017, tanto a Chancelaria quanto o Setor Administrativo, o Setor de RH e o Arquivo Arquidiocesano voltaram a atender na Avenida Aquidaban. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da PUC-Campinas

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas