Gaudium news > Em Fátima, Bispo aponta a “Mãe de misericórdia” como fundamento de esperança

Em Fátima, Bispo aponta a “Mãe de misericórdia” como fundamento de esperança

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 13-06-2018, Gaudium Press) Na homilia da Missa Aniversária desta manhã, o bispo emérito de Santarém, Dom Manuel Pelino, destacou o papel de Nossa Senhora como “fundamento de esperança”.

Em Fátima, Bispo aponta a ?Mãe de misericórdia? como fundamento de esperança.jpg

Dom Pelino exortou os peregrinos presentes no Santuário à comunhão eclesial, através do amor misericordioso de Jesus, presente na mensagem que a Virgem deixou em Fátima, na Aparição de junho de 1917.

Bodas de Caná e Misericórdia de Deus

A misericórdia de Deus apareceu nas palavras do Bispo Emérito logo no início, quando ele, a propósito da passagem do Evangelho das Bodas de Caná, afirma que “a glória de Jesus é o bem das pessoas, e não está no poder, que domina e impõe, mas na misericórdia e na bondade que libertam e tornam felizes os seus filhos”.

O prelado destacou o “papel e a colaboração ativa” de Nossa Senhora, que constatou a necessidade dos noivos, e apelou à intervenção do Filho.

O Bispo enfatizou:

“É Jesus que pode dar o vinho bom da graça e da renovação. É ele que salva a nossa vida das trevas, que confere sentido e plenitude à nossa existência, enchendo-a de luz e de alegria, na eternidade e na realidade quotidiana.
É a graça de Jesus que, no Matrimônio confere aos cônjuges a solidez e o apoio para viver de forma feliz e fecunda a alegria deste Sacramento.”

“As bodas de Caná manifestam o Mistério de Jesus, que nos convida para a sua mesa. Na hora solene da partida para o Pai, foi no decurso da Ceia Pascal que deixou o mandamento novo para que se amassem uns aos outros. Após a ressurreição, é também no decurso de uma refeição que renova a promessa do Espírito Santo como força e luz para viver o amor fraterno e testemunhar o Evangelho. O banquete é uma imagem recorrente na Sagrada Escritura, que leva a entender a família cristã como fonte de convivialidade, de partilha e de alegria.”

Os Convidados de Hoje

Ao recordar estes momentos da vida de Jesus, Dom Manuel Pelino lembrou que, hoje, “somos nós os convidados de Jesus para estar à mesa com Ele, no banquete do Seu amor”, onde “podemos experimentar a proximidade e misericórdia de Jesus, a riqueza da Sua Graça que revigora, a vida nova que Dele recebemos, e a consciência da missão de fazer de todos os homens uma grande família”.

Testemunho de “esperança, alegria e caridade”

O Bispo sublinhou o exemplo que deve dar cada cristão, enquanto testemunho de “esperança, alegria e caridade”:

“Com frequência se levanta a suspeita de que o cristianismo conduz as pessoas ao medo, tornando-se um impedimento para a alegria da vida e para a liberdade. Quando a fé é vivida como encontro e união com Cristo, os crentes descobrem que não estão sós e desamparados, apoiam a sua vida no amor de Deus, encontram incentivo para amar, razão para confiar, incentivo para construir o Reino de Deus, e, na hora definitiva, serenidade e paz para partir para a luz do Senhor. “

Nas Bodas de Caná e em Fátima

Para concluir suas reflexões, relembrando o episódio das Bodas de Caná e fazendo um paralelo com a Aparição de Junho de 1917, Dom Pelino voltou a destacar o papel de Nossa Senhora como “Mãe de misericórdia”, como exemplo e fundamento de esperança.

“É a misericórdia de Deus que Nossa Senhora veio trazer a Fátima: uma mensagem de consolação e de esperança, da vitória do amor sobre o mal, como prometeu na Aparição de Junho: ‘Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará’. A graça e a misericórdia com que Deus coroou a vida de Nossa Senhora são fundamento da esperança de sermos acompanhados e protegidos pelo seu amor materno.

Assim aconteceu nas Bodas de Caná e em Fátima…

Assim acontece hoje, com aqueles que Nele acreditam e seguem, a exemplo de Maria, sua Mãe”. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas