Gaudium news > Conselho de Cardeais: pronto esboço da nova Constituição Apostólica

Conselho de Cardeais: pronto esboço da nova Constituição Apostólica

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 13-06-2018, Gaudium Press) O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, em entrevista coletiva informou que a XXV reunião do Conselho de Cardeais, C9, com o Papa Francisco foi concluída nesta quarta-feira, 13/06, no Vaticano.

Conselho de Cardeais- pronto esboço da nova Constituição Apostólica.jpg

Os encontros desta reunião foram realizados nos dias 11, 12 e 13 de junho, com a presença de todos os membros do C9, exceto o cardeal australiano George Pell.

Por causa da Audiência Geral de hoje, Francisco não esteve presente.

Segundo Greg Burke, as sessões realizaram-se pela manhã, das 9h às 12h30 locais, e, na parte da tarde, das 16h30 às 19h.

O trabalho do Conselho foi dedicado em grande parte ao estudo do esboço da nova Constituição apostólica da Cúria Romana, cujo título provisório é Praedicate Evangelium.

O Conselho de Cardeais já tem pronto um primeiro texto a ser entregue ao Santo Padre para as apreciações que considerar oportunas, úteis e necessárias.

Implementação das reformas nos cinco anos de trabalho

Ainda segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Conselho avaliou como várias partes da reforma em andamento da Cúria foram feitas implementadas nos cinco anos de trabalho.

O secretário do Conselho para a Economia, Mons. Brian Ferme, apresentou a reforma da estrutura financeira-organizativa da Santa Sé e do Governatorato que exerce o poder executivo no Estado da Cidade do Vaticano.

Na Coletiva de Imprensa foi informado ainda que após ter ilustrado os objetivos e os princípios fundamentais, entre os quais evitar desperdícios, favorecer a transparência, assegurar a correta aplicação dos princípios contábeis, seguir o princípio de dúplice supervisão e os padrões internacionais, Mons. Ferme evidenciou os seguintes pontos positivos:

– um procedimento uniforme para a preparação dos orçamentos e balanços;

– uma maior atenção às despesas;

– Uma maior cooperação e compreensão da reforma financeira;

– uma mudança gradual de mentalidade acerca da transparência e responsabilidade.

Setembro: a próxima reunião do C9

Por fim, foi informado que o cardeal estadunidense Dom Sean Patrick O’Malley deu informações aos presentes a propósito do trabalho da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores e anunciou a data da próxima reunião do Conselho de Cardeais: 10, 11 e 12 de setembro deste ano. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas