Gaudium news > Situação das Igrejas no Oriente Médio será tema da Plenária "ROACO"

Situação das Igrejas no Oriente Médio será tema da Plenária "ROACO"

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 19-06-2018, Gaudium Press) Tem início hoje, 19 de junho, promovida pela Congregação para as Igrejas Orientais, a 91ª sessão plenária da Reunião das Obras para Ajuda às Igrejas Orientais (Roaco), que prosseguirá até a próxima sexta-feira, 22, quando será comemorado o seu 50º aniversário de fundação.Os encontros, reuniões e trabalhos serão realizados na Cúria Geral da Companhia de Jesus.

Situação das Igrejas no Oriente Médio, será tema de um dos temas da Roaco.jpg

O presidente da Roaco, Cardeal Leonardo Sandri, presidirá a celebração eucarística de ação de graças, na próxima quarta-feira (20/06), na Igreja de Santo Spirito in Sassia, em Roma, e confiará os trabalhos da plenária à intercessão da Virgem Maria, com uma oração particular pelos benfeitores vivos e mortos.

No programa da quarta-feira, 20, serão tratadas algumas considerações sobre a situação das Igrejas no Oriente Médio, com atenção particular à Turquia, Síria, Iraque e Terra Santa.

Participam desta 91ª sessão plenária da Reunião das Obras para Ajuda às Igrejas Orientais (Roaco), os representantes pontifícios da Síria, cardeal Mario Zenari, da Turquia, dom Paul Russell, do Iraque e Jordânia, dom Alberto Ortega; o mons. Segundo Tejado Muñoz, subsecretário do Dicastério para Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e o vigário apostólico de Anatólia, dom Paolo Bizzeti. O secretário das Relações com os Estados, dom Paul Richard Gallagher, também falará nesse dia.

Nesta 91ª sessão plenária da Reunião das Obras para Ajuda às Igrejas Orientais será debatida também a situação na Terra Santa e serão verificadas os recursos provenientes da coleta da Sexta-feira Santa. 

Estarão presentes o delegado apostólico de Jerusalém, dom Leopoldo Girelli, o custódio da Terra Santa, fr. Francesco Patton, e o vice-chanceler da Universidade de Belém, fr. Peter Bray.

Na quinta-feira, 21, será dedicada à reflexão sobre o tema “Diáspora na Europa. Causas da imigração e os desafios para o cuidado pastoral dos fiéis orientais na Europa”.

Neste mesmo dia estará participará da Plenária o Embaixador da União Europeia junto à Santa Sé, Jan Tombi?ski, e do membro do Dicastério do Serviço para o Desenvolvimento Humano Integral, dom Silvano Maria Tomasi, que falarão sobre a temática desenvolvida no Encontro.

Na manhã de sexta-feira, 22, está prevista a audiência com o Papa Francisco.

Essa assembleia da Roaco coincide com o 50º aniversário de sua fundação e para a ocasião será apresentado um volume comemorativo. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas