Gaudium news > Exposição apresenta patrimônio inédito das catedrais portuguesas

Exposição apresenta patrimônio inédito das catedrais portuguesas

Portugal – Lisboa (Sexta-feira, 22-06-2018, Gaudium Press) O Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa será palco de uma exposição que apresentará de forma inédita o patrimônio das catedrais portuguesas. Intitulada “Na Rota das Catedrais – Construções (d)e Identidades”, a mostra será inaugurada na próxima terça-feira, 26.

Exposição apresenta patrimônio inédito das catedrais portuguesas.jpg

“Esta exposição mostra um pouco do melhor que existe em todas as catedrais, edifícios muito importantes para a constituição de uma identidade nacional, secular, relacionada com os inícios da fundação da nacionalidade”, afirmou o responsável pela mostra, Marco Daniel Duarte, historiador de arte e diretor do Museu do Santuário de Fátima.

A iniciativa é promovida pela Direção Geral do Patrimônio e Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, que assinaram em 2009 um acordo de cooperação para desenvolvimento do projeto “Rota das Catedrais”.

No total serão expostas 113 peças, muitas delas tesouros das catedrais, ou vindos de museus, bibliotecas e arquivos, que vão do mobiliário à ourivesaria, passando pela pintura, matéria têxtil, escultura, peças ligadas à prática litúrgica, livros antigos e partituras musicais.

“A partir desta exposição cultural e científica podemos olhar este patrimônio de forma mais consistente, valorizá-lo e amá-lo, um verbo que às vezes é tão difícil de usar, mas que é fundamental, porque só quando o amamos, podemos identificar e conseguimos preservar para as gerações que vêm a seguir”, ressaltou Duarte.

As peças percorrem um longo período temporal: a mais antiga é um prato de cerâmica do século VIII antes de Cristo, descoberto em escavações na Sé de Lisboa, e a mais recente uma escultura “Pietá” de José Rodrigues, já do século XXI, da Catedral de Bragança.

A arquiteta Paula Silva, diretora-geral do Patrimônio Cultural, comentou que dificilmente se repetirá um momento como esse, com um número tão grande de peças provenientes de catedrais, museus e bibliotecas de norte a sul de Portugal. “É um momento único, e o objetivo desta exposição é voltar a chamar a atenção para a Rota das Catedrais, e dar-lhe uma nova dinâmica, convidando os visitantes a visitá-las”, sublinhou. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas