Gaudium news > Cardeal de Barcelona lança livro sobre associações de fiéis

Cardeal de Barcelona lança livro sobre associações de fiéis

Rio de Janeiro (Terça-feira, 10-06-2018, Gaudium Press) No Salão do Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, no Rio de Janeiro, o Cardeal Lluís Martínez Sistach, Arcebispo Emérito de Barcelona, lançou a edição em português do livro “As associações de fiéis”. Já publicado em seis línguas, o documento oferece uma apresentação teórica e prática das associações canônicas de fiéis, mais precisamente acerca das associações públicas e privadas na Igreja e na sociedade.

Cardeal de Barcelona lança livro sobre associações de fiéis

Durante a cerimônia, houve a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, além dos bispos auxiliares, vigários episcopais, padres e representantes das novas comunidades, movimentos e associações.

Satisfeito por ver seu livro editado no Brasil pela primeira vez antes de seguir para o lançamento da obra no XXXIII Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas, em Joinville, Santa Catarina, o Cardeal Sistach recordou que a iniciativa e o desejo de traduzir o documento partiu de Dom Orani e seus bispos auxiliares durante o II Congresso Internacional Laudato Si e Grandes Cidades, realizado na Arquidiocese do Rio de Janeiro, em julho de 2017.

“É com muita satisfação e alegria que lanço essa publicação aqui no Brasil. O livro está muito bem editado em português e creio que prestará um bom serviço, pois o Brasil é um país cristão católico com muitos movimentos e comunidades. Penso, inclusive, que por isso, também houve esse grande interesse do Cardeal Tempesta em traduzi-lo. Essa iniciativa, por fim, aconteceu, e eu estou muito contente e agradecido”, afirmou.

“As Associações de Fiéis” é direcionada a juristas, canonistas, advogados, professores e alunos de direito, sendo também pensada para fundadores e responsáveis de confrarias, irmandades, movimentos e novas comunidades. O intuito da publicação é oferecer a ajuda necessária na constituição das associações, na elaboração dos seus estatutos, na direção e no governo das mesmas.

Ainda no lançamento, Dom Orani, ao destacar a criação do Vicariato para as Irmandades e Associações, lembrou que a publicação lançada pelo Cardeal Sistach é um subsídio importante neste momento em que a arquidiocese cria este novo vicariato e já desenvolve um trabalho com o Vicariato para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades.

“Quando o Cardeal Sistach esteve aqui no Rio falou com muito carinho desta obra. Ele tem uma predileção especial por essa publicação já que é também sua tese de doutorado. Fizemos questão dessa tradução, nos empenhamos um pouco, e a edição brasileira saiu adaptada, inclusive, com adequação para o Brasil, apresentando a questão civil das associações em nosso país. Ao criarmos o Vicariato para as Irmandades e Associações, além de recordarmos o Vicariato para as Novas Comunidades, percebemos que o livro é um subsídio muito importante e que tivemos essa oportunidade do Cardeal Sistach lançá-lo aqui no Rio de Janeiro onde nasceu a ideia dessa tradução, além de apresentá-lo também no Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas. Para nós esse momento é um grande presente, um grande dom e uma grande graça”, concluiu Cardeal Tempesta. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas