Gaudium news > Oeste e Norte do Canada: 200 anos de Evangelização

Oeste e Norte do Canada: 200 anos de Evangelização

Quebec – Canadá (Terça-feira, 17-07-2018, Gaudium Press) O Cadeal Gérald Lacroix, arcebispo de Quebec, comentou as celebrações dos 200 anos de evangelização do oeste e norte do Canadá, em uma entrevista realizada recentemente.

Oeste e norte do Canada comemoram 200 nos de Evangelização.jpg

O Cardeal afirmou em suas declarações que, no Canadá, “o ambiente nem sempre é favorável aos valores cristãos”, mas que “os pastores continuam a defender o que receberam como herança.” Ou seja, não lhes falta: “Zelo apostólico, ousadia e coragem”.

Para o arcebispo de Quebec, “a Igreja tem ainda hoje necessidade de homens e mulheres capazes de tal fé”, “arraigados em Cristo” e desejosos “em difundir a alegria do Evangelho àqueles que ainda não conhecem o amor do Senhor”.

Coragem missionária

Comentando a ação missionária do Padre Norbert Provencher, o cardeal recordou que história testemunha que as terras a oeste e norte do Canadá conheceram o amor de Cristo, graças à missão incansável do padre Joseph-Norbert Provencher e de seus companheiros missionários, que, em 1818 foram enviados por Dom Joseph-Octave Plessis, que era o bispo de Quebec, com a missão muito objetiva de pacificar e estruturar a colônia da Rivière-Rouge.

A ação missionária de Padre Provencher e seus companheiros teve um resultado tão extraordinário que o território eclesiástico de Saint-Boniface tornou-se a primeira diocese e depois a arquidiocese, tendo a sua frente o próprio Padre Joseph-Norbert Provencher como seu primeiro Bispo.

Para o Cadeal Gérald Lacroix que foi o Enviado Especial do Papa para as comemorações deste II Centenário de Evangelização desta faixa do Noroeste do Canadá, “Maior será a nossa comunhão em Cristo”, maior “será o nosso ser radicado no Evangelho”, quanto mais formos “verdadeiros evangelizadores”, como aqueles que nos precederam na Fé.

Para o Cardeal de Quebec, “O Evangelho nos liberta” e, completando se pensamento afirmou ainda que o Evangelho “nos permite reconhecer-nos como irmãos e irmãs”.

“Este é o sentido da evangelização”: “dar testemunho”, favorecer assim “aquele encontro que pode mudar sua vida, o encontro com Cristo.” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas