Gaudium news > Sínodo Arquidiocesano de São Paulo tem início com pesquisas à domicílios

Sínodo Arquidiocesano de São Paulo tem início com pesquisas à domicílios

São Paulo (Sexta-feira, 20-07-2018, Gaudium Press) O Sínodo Arquidiocesano de São Paulo teve início com a preparação dos voluntários que atuarão no levantamento de dados acerca da realidade sócio-religiosa das paróquias.

 Sínodo Arquidiocesano de São Paulo tem início com pesquisas à domicílios
Foto: Luciney Martins/O São Paulo

Recentemente, a sede da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (Cedepe), da PUC-SP, recebeu o treinamento dos supervisores das regiões episcopais. O grupo de voluntários da Região Episcopal Lapa foi o primeiro a receber a capacitação.

Através deste levantamento, a ser realizado pelos voluntários, à domicílio, será possível conhecer a realidade dos habitantes do território das paróquias.

Os resultados da pesquisa serão usados como elementos de análise das assembleias paroquiais do sínodo, previstas para acontecer entre setembro e outubro, durante a conclusão da primeira etapa do caminho sinodal da Arquidiocese de São Paulo.

Si?nodo Arquidiocesano de Sa?o Paulo tem ini?cio com pesquisas a? domici?lios Já a função dos supervisores, a maioria deles padres e coordenadores de pastoral das regiões episcopais, que conhecem a organização das paróquias, é a de conceder apoio e suporte técnico e metodológico para os entrevistadores ao longo do trabalho de campo.

“A colaboração de todos é muito importante para que possamos, de fato, ter uma boa percepção de como está a situação religiosa e pastoral da nossa cidade, como o povo recebe a mensagem do Evangelho, como o povo se relaciona com a Igreja e como ela se relaciona com as pessoas”, afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Dom Odilo também recomendou que as famílias que forem visitadas acolham bem os voluntários que farão o levantamento:
“Tudo isso será importante para que, no sínodo, nós possamos avaliar sobre as decisões a tomar, sobre o novo modo como nós devemos fazer acontecer a vida da pastoral da Igreja, como as paróquias precisam se organizar para estar no meio do povo, no meio da cidade”, disse.

O primeiro sínodo arquidiocesano acontecerá entre os meses de julho, agosto e setembro. O tema que deverá nortear todo o caminho sinodal intitula-se “Sínodo da Arquidiocese de São Paulo: caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”. Já o lema escolhido será “Deus habita esta cidade: somos suas testemunhas”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas