Gaudium news > “Cada família, é chamada a ser um laboratório de misericórdia”, diz bispo português

“Cada família, é chamada a ser um laboratório de misericórdia”, diz bispo português

Fátima – Portugal (Sexta-feira, 20-07-2018, Gaudium Press) Nesta sexta-feira, 20-07, no Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora que está sendo realizado em Fátima, o arcebispo Dom José Tolentino Mendonça voltou a proferir algumas palavras aos participantes do Congresso.

'Cada família, é chamada a ser um laboratório de misericórdia', diz bispo português.jpg

O arcebispo afirmou que é necessário sair de uma “moral fria, de escritório” e que cada família é chamada a ser “um laboratório de misericórdia”.

Dom Tolentino recomendou enfrentar o desafio de “não ficarmos numa moral fria, de escritório, quando nos ocupamos, como esposos, como pais, de temas tão delicados, como a vida, a relação entre as pessoas, o cuidado uns dos outros, a construção interior do projeto familiar”.

Referindo à exortação pós-sinodal do Papa Francisco, D. José Tolentino Mendonça, é arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Vaticana, afirmou na reflexão inicial de hoje, no Encontro das Equipes de Nossa Senhora, que é urgente descobrir ou redescobrir “o amor misericordioso, que sempre se inclina para compreender, perdoar, acompanhar, esperar, e sobretudo integrar”.

Para o arcebispo, “Esta é a lógica que deve permanecer na Igreja e nas igrejas domésticas, que são as famílias, para fazer a experiência de abrir o coração àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais”, acrescentou.

Para o antigo vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, a “experiência de misericórdia é uma das coisas mais exigentes e mais fascinantes da experiência de casal e da experiência da família”.
“Cada família, a nossa família é chamada a ser um laboratório de misericórdia”, disse, afirmando ainda que dentro de cada família “também há periferias existenciais”.

Reflexão inicial – quatro mil casais

D. José Tolentino Mendonça está sendo o encarregado de fazer a reflexão inicial em cada dia do Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora que reúne mais de quatro mil casais de 75 países, em Fátima.

Filho Pródigo

No dia de hoje o arcebispo português comenta um versículo da Parábola do Filho Pródigo:
“O pai viu-o e encheu-se de compaixão”.

Ele quis acentuar que “A nossa família é o lugar onde experimentamos esta arte tantas vezes dolorosa e demorada da espera. Ser mãe e ser pai é colocar-se à espera e confiar, apesar de todas as evidências”…

D. José Tolentino Mendonça afirmou ainda que «quem ama incondicionalmente aprende também a esperar incondicionalmente».

Por fim, proclamou o arcebispo:
“Casais cristãos, famílias cristãs, Equipes de Nossa Senhora, a vossa vocação e missão não é dar muito, é dar tudo. Dar-se todos, por inteiro. Fazer-se tudo para todos num amor incondicional”.

Encerramento

O XII Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora termina este sábado, em Fátima, com uma conferência de D. Manuel Clemente, que preside também à Missa de encerramento, no recinto do Santuário de Fátima.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas