Gaudium news > Romaria de Nossa Senhora da Guia, em Paraíba, completa 20 anos

Romaria de Nossa Senhora da Guia, em Paraíba, completa 20 anos

João Pessoa (Terça, 13-10-2009, Gaudium Press) Cerca de 10 mil fiéis participaram ontem, dia de Nossa Senhora Aparecida, da tradicional Romaria de Nossa Senhora da Guia do município de Lucena, arquidiocese do estado da Paraíba. A caminhada completou 20 anos e trouxe como tema geral “Pelas mãos da Senhora da Guia encontramos Jesus”.

Os romeiros partiram às 4h da manhã da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus Menino, no centro de Lucena. Por volta das 7h30, a procissão começou a subida à colina onde se localiza o Santuário de Nossa Senhora da Guia. Por fim, às 8 horas, o arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Aldo Pagotto, presidiu uma missa campal no local.

A Festa da Guia ocorre há mais de cem anos, mas a Romaria é realizada desde 1990 e se torna a principal atividade organizada pela arquidiocese da Paraíba, em comemoração também ao dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Santuário de Nossa Senhora da Guia:

Os carmelitas chegaram à Paraíba em 1591. Depois de fundarem o convento e a igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro de João Pessoa, iniciaram uma missão ao norte do Rio Paraíba, no alto de uma colina, local onde existia uma povoação indígena, para realizar um trabalho social e catequético com os nativos.

A construção da igreja de Nossa Senhora da Guia teve início no final do século XVI e foi concluída na segunda metade do século XVIII. Com a saída dos carmelitas, em meados do século XIX, o Santuário ficou em ruínas e o convento foi demolido, ficando apenas os alicerces e as amarrações do telhado. Na década de 80 do século passado, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) restaurou a igreja e reurbanizou toda a área adjacente do prédio, recuperando as características do Santuário de Nossa Senhora da Guia nos tempos do período colonial. Atualmente o Santuário é administrado por frades carmelitas.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas